Comissão de Infraestrutura da Alesp aprova indicados para o Conselho Estadual de Política Energética
20/09/2023 17:04 | Representação | Matheus Batista - Foto: Rodrigo Costa





A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira (20), as indicações de sete novos nomes para compor o Conselho Estadual de Política Energética (Cepe). Os deputados estaduais Rui Alves (Republicanos) e Thainara Faria (PT) farão parte, junto com outros cinco especialistas indicados pelo Governo, do conselho ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Voltado para a elaboração de um plano estadual de energia e o acompanhamento das matrizes energéticas do Estado, o Cepe foi criado em 2002, por meio da Lei Estadual 11.248/2002. Compete ao grupo promover o aproveitamento dos recursos energéticos e minerais do Estado e fomentar políticas públicas de incentivo ao uso de fontes renováveis.
O Conselho é constituído por secretários de Estado e representantes da Alesp e de federações, universidades e institutos de pesquisa estaduais, além de cinco membros com notório saber, experiência e representatividade no campo da energia.
"O Estado de São Paulo é muito rico, mas não é autossuficiente na geração de energia, e poderia sê-lo, através de várias fontes sustentáveis. É isso que vamos perseguir", disse o presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado Luiz Fernando T. Ferreira (PT).
Representação
O deputado Rui Alves será o representante titular da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no Conselho de Política Energética. A indicação do parlamentar foi aprovada com o voto favorável de todos os membros da Comissão de Infraestrutura. Já a deputada Thainara Faria ficará com a vaga de suplente e irá representar o Parlamento no Cepe na ausência de Rui Alves.
"Vamos agora definir qual será a estratégia para a energia do Estado de São Paulo. Vimos os currículos de todos os indicados para o Conselho e estamos bem amparados. A Assembleia contribui de maneira efetiva com o crescimento do Estado", afirmou Alves.
Indicados
Os técnicos indicados pela Semil para compor o Conselho Estadual de Política Energética passaram por uma sabatina durante a reunião desta quarta e puderam apresentar seus currículos e projetos para o Estado.
Os indicados são: o engenheiro químico André Lopes de Araújo; o engenheiro de produção e professor-doutor da Escola Politécnica de Engenharia da USP Erik Eduardo Rego; o engenheiro elétrico e professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp Luiz Carlos Pereira da Silva; a engenheira elétrica e doutora em Planejamento Energético Rosana Rodrigues dos Santos; e a economista e professora-doutora do Instituto de Energia e Ambiente da USP Virgínia Parente de Barros.
"Temos feito um trabalho de transição energética muito forte dentro da Universidade, mas agora queremos transbordar isso para a sociedade como um todo. Estamos fazendo diversas ações dentro do campus e isso precisa atingir as cidades e o Estado", disse o professor Luiz Carlos. O indicado também reforçou o papel do Legislativo na construção de novas matrizes energéticas. "Essa participação da Alesp no conselho é muito importante, é daqui que saem as políticas públicas. Vamos ter condições de discutir e propor melhorias para o Estado", completou.
Os membros passam a exercer um mandato de dois anos no Conselho, que pode ser renovado por mais dois. As funções são consideradas serviço público relevante e não são remuneradas.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações