Deputado propõe implantação de programa "Meu Pet Móvel" para cidades menores no PPA 2024/2027

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
02/10/2023 16:36 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Carlão Pignatari

Compartilhar:

Deputado Carlão Pignatari <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg310179.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ideia é que carretas volantes promovam atendimento veterinário em cidades sem clínicas

O deputado Carlão Pignatari propôs uma emenda ao projeto de lei 1244/2023, que trata do Plano Plurianual 2024/2027, para a implantação de um programa que vai levar atendimento veterinário a cidades menores e carentes, onde o acesso a esse tipo de serviço seja reduzido ou até mesmo inexistente. O "Meu Pet Móvel" será acrescido ao programa "Meu Pet". As carretas volantes percorrerão os municípios onde as clínicas públicas veterinárias se tornam inviáveis.

"O programa Meu Pet é um excelente serviço à população paulista, mas em municípios menores ele se torna inviável, principalmente em razão dos custos e a prioridade dos investimentos públicos. Por isso, as carretas do Meu Pet Móvel são uma excelente alternativa, porque vão percorrer as cidades e levar saúde a cães e gatos. Quando se trata de saúde pública, nenhum obstáculo pode ser considerado impeditivo para a execução", disse Carlão Pignatari.

Para se ter uma ideia, mais da metade dos municípios paulistas (389) têm até 20 mil habitantes. As carretas serão dotadas de consultório e sala de procedimentos para atendimento aos animais. Entre os serviços prestados estarão vacinação, castração, microchipagem e procedimentos cirúrgicos de pequena e média complexidade. A implantação do programa poderá ser feita em parceria com universidades públicas e privadas, e os estudantes de medicina veterinária poderão atuar na prestação dos serviços.

O projeto de lei está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. As emendas serão analisadas nos próximos dias pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e, se receberem o aval, serão analisadas e votadas pelo Plenário da Casa. Com a sanção da lei, o governador Tarcísio de Freitas deverá executar as ações previstas até 2027 ou final do seu mandato.


alesp