Uma frente parlamentar pelas ferrovias de São Paulo
06/10/2023 18:23 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Cidades da Região Metropolitana de Campinas, de onde sou natural, cresceram a partir das ferrovias implantadas ainda no final do século 19. São os casos de Campinas, Sumaré e Paulínia, cujos núcleos urbanos evoluíram a partir das estações das Companhias Paulista, Mogiana e Funilense. São inúmeras as histórias que ouvimos de nossos pais e avós sobre a importância dos trens nas suas vidas. As estações eram os principais pontos de encontro das pessoas que iam e viam, com seus sonhos e projetos de vida.
Pois o Estado de São Paulo vive no momento uma grande euforia com importantes projetos que apontam para uma revitalização da malha ferroviária em seu território. O Trem Intercidades (TIC), ligando São Paulo a Campinas, e passando por Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, é um dos principais desses projetos.
Iniciativa do Governo de São Paulo, o TIC foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, o que demonstra a sua relevância a nível federal. Será um novo motor de desenvolvimento para três das regiões mais dinâmicas do país, as de São Paulo, Jundiaí e Campinas.
Mas também há outros significativos investimentos previstos para requalificar a malha ferroviária paulista, com enorme repercussão em termos de melhoria da mobilidade da população. São os casos das obras que a Rumo está iniciando ao longo de seu trajeto, entre Panorama e Santos, e que terão consequências positivas para todas as cidades em sua área de influência.
Por todos esses motivos, estou muito entusiasmado com o lançamento, no próximo dia 26 de outubro, na Assembleia Legislativa de São Paulo, da Frente Parlamentar pela Malha Ferroviária, criada a partir de uma iniciativa de minha autoria. Entendo que a Frente Parlamentar representará uma aproximação muito próspera entre a Assembleia Legislativa e todos os atores envolvidos na requalificação da malha ferroviária paulista. O Parlamento estadual tem muito a contribuir, com o arcabouço legal, com discussão aprofundada e reflexões que podem elevar ainda mais o patamar do que está sendo concebido para esse novo salto da mobilidade em território paulista.
Foi um absurdo o abandono gradativo do transporte de pessoas por ferrovias no nosso Brasil. O transporte de mercadorias por via ferroviária também poderia estar em outro nível nesse momento. Os países mais desenvolvidos do mundo nunca negligenciaram a importância das ferrovias. Muito pelo contrário, sua malha ferroviária foi sendo ampliada e modernizada de modo permanente, com grande benefício para seus povos e também em termos econômicos.
Por isso entendo de enorme peso estratégico a renovação da malha ferroviária no estado de São Paulo e em todo Brasil. Além de seus inegáveis aspectos positivos em termos de diminuição de custos de transporte, as ferrovias também são determinantes hoje no esforço que deve ser feito para combater as mudanças climáticas. O transporte ferroviário emite muito menos poluentes do que aquele por rodovias e outros meios.
É com um grande ânimo, portanto, que meu mandato estará muito empenhado na implantação e implementação da Frente Parlamentar pela Malha Ferroviária. Não se trata de um resgate romântico dos bons tempos dos trens de ferro. Trata-se de pensar o futuro próximo, na melhoria substancial da qualidade de vida da população paulista e brasileira, na criação de novos empregos, na atração de novos investimentos que a requalificação da malha ferroviária vai implicar.
A Frente Parlamentar é mais uma ação de nosso mandato no sentido de defender a Região Metropolitana de Campinas, de defender o estado de São Paulo, de defender o querido Brasil!
Por Dirceu Dalben, deputado estadual
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações