Deputado representa Alesp em evento internacional de Estudos de Relações Exteriores em Taiwan

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
11/10/2023 17:30 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Gil Diniz

Compartilhar:

Dep. Gil Diniz em Taiwan<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Gil Diniz, do PL, da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), viajou para Taiwan e permaneceu no país entre os dias 30 de agosto e 12 de setembro deste ano para participar do curso de Estudos Avançados de Relações Exteriores da República da China, a convite do Escritório Econômico e Cultural de Taipei em São Paulo.

O curso proporcionou uma oportunidade significativa para o estreitamento das relações entre o Estado de São Paulo e Taiwan, uma nação conhecida por sua história rica, economia vibrante, e uma democracia exemplar. Durante sua estadia no país, o deputado Diniz, representando oficialmente a ALESP, buscou compreender e explorar os avanços e a expertise taiwanesa em áreas como alta tecnologia, inovação e defesa.

Taiwan, situada no leste asiático, tem se destacado no cenário internacional como uma potência em tecnologia e manufatura, sendo a sede de empresas líderes na área de eletrônicos e semicondutores, como a prestigiada TSMC. No campo político, a nação insular ressalta-se por sua democracia vibrante e pela preservação de sua independência e soberania, enfrentando desafios constantes de sua vizinha, a China Continental.

Durante a viagem, o deputado teve ainda a oportunidade de explorar diferentes aspectos da cultura, economia e infraestrutura taiwanesa, visitando órgãos governamentais, empresas e experimentando a malha ferroviária de alta velocidade do país.

Quando regressou ao Brasil, o deputado utilizou da Tribuna do Plenário do parlamento paulista para expressar sua satisfação e gratidão pela experiência adquirida: "É com grande satisfação que compartilho a experiência profundamente enriquecedora que vivenciei durante minha recente viagem oficial a Taiwan, representando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo." E prosseguiu com um agradecimento especial ao Ministério das Relações Exteriores de Taiwan e ao Cônsul-geral Lucas Chen.

Em seguida, Diniz refletiu sobre a necessidade de reformas significativas no Brasil para competirmos globalmente com nações como a taiwanesa, destacando o contraste entre a evolução de Taiwan e o desenvolvimento brasileiro. "O Brasil já está atrasado, e se não fizermos mudanças significativas, jamais estaremos aptos a competir com os asiáticos no futuro", alertou, enfatizando a necessidade de aprendermos com nações como Taiwan para superarmos desafios e promovermos avanços significativos, considerando o bem-estar, a democracia, a liberdade e o desenvolvimento econômico e educacional.

Gil Diniz foi o único parlamentar da ALESP a participar do evento de Estudos Avançados de Relações Exteriores da República da China, em Taiwan. Mas não o único parlamentar latino americano, pois o evento internacional contou com a participação de outros parlamentares da América Latina, proporcionando uma rica troca de experiências e abrindo portas para uma maior integração entre os países latino-americanos. Estiveram presentes parlamentares de Guatemala, Chile, Colômbia, Equador, Argentina, Uruguai, México, além de deputados federais brasileiros.

O deputado afirmou que se empenhará para fortalecer as relações entre São Paulo e Taiwan e apoiará o ingresso de Taiwan em organismos internacionais, visando solucionar problemas práticos que envolvem a segurança global.

"Viva Taiwan e seu povo! Viva São Paulo e o Brasil! Viva América Latina", concluiu o deputado, manifestando sua admiração e respeito por Taiwan e esperança por um futuro próspero para o Brasil e a América Latina.


alesp