Deputada pretende homenagear esportistas profissionais ou amadores e paradesportistas

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
19/10/2023 16:07 | Atividade parlamentar | Da assessoria da deputada Delegada Graciela

Compartilhar:

Pelé poderá dar nome a prêmio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311565.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pelé poderá dar nome a prêmio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311566.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, poderá dar nome a uma medalha da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a ser concedida a esportistas e paradesportistas profissionais ou amadores. É o que prevê o Projeto de Resolução (PR) 51/2023, de autoria da deputada estadual Delegada Graciela (PL).

Amplamente considerado como o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé completaria 83 anos no próximo dia 23 de outubro. A Medalha do Mérito Esportivo Rei Pelé será concedida a pessoas que incentivem a prática esportiva por meio de trabalho de caráter social, de formação e de lazer ou por meio da participação em competições de alto desempenho.

Na avaliação da autora da proposta, a própria criação da Medalha Rei Pelé já é uma primeira reverência, prestada aquele que é considerado o atleta do século XX. "Uma vez aprovado o projeto, as medalhas a serem concedidas pelos deputados, como reconhecimento a figuras esportivas que inspiram a sociedade paulista, serão um segundo passo para enaltecer a contribuição oferecida pelas pessoas que fomentam a prática esportiva", diz a deputada estadual Delegada Graciela.

"A ideia é premiar não apenas os atletas de alto rendimento, mas também quem lida com o esporte no dia a dia, muitas vezes sem incentivo e com pouca ou nenhuma estrutura, formando crianças e adolescentes como atletas e como seres humanos. Essas pessoas também estarão aptas a obter o reconhecimento da Assembleia Legislativa da maneira que merecem", completa a parlamentar.

De acordo com o PR 51/2023, cada deputado estadual poderá indicar apenas uma personalidade para receber a Medalha do Mérito Esportivo Rei Pelé a cada Legislatura (mandato de quatro anos). A entrega da distinção ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em Sessão Solene convocada por seu presidente, por solicitação do parlamentar proponente da homenagem.

A proposta estabelece também como deve ser a medalha a ser entregue ao homenageado, que, em seu lado principal deve ter estampada, em alto relevo, a silhueta do Rei Pelé, em sua costumeira e consagrada comemoração de gols, em que efetuava um salto, com uma das mãos erguidas, punho fechado, desferindo um soco no ar.

O projeto está em tramitação na Alesp e necessita de aval dos membros da Mesa Diretora do Legislativo Paulista (presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário), antes de ir para votação em plenário.

No dia 29 de dezembro, completará um ano da morte de Pelé.

alesp