Cacique Cristiano Kiririndju toma posse como coordenador de políticas dos povos indígenas de SP

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
13/11/2023 14:43 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Enio Tatto

Compartilhar:

Deputado Enio Tatto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313560.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Enio Tatto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313561.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Enio Tatto (PT) participou neste sábado (11/10) da posse ao cacique Cristiano Awa Kiririndju como coordenador de Políticas para Povos Indígenas do Estado. A posse aconteceu na Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, em Ubatuba, onde Kiririndju é cacique.

"Na Aldeia Renascer, aliás, estão a todo vapor as obras do primeiro Centro Cultural indígena paulista, graças a emenda parlamentar ao orçamento estadual de minha autoria. O Centro será uma referência para as demais aldeias de São Paulo e local de formação e divulgação da cultura indígena", destacou o deputado petista.

A posse do cacique Cristiano Kiririndju foi feita pelo governador Tarcísio de Freitas. Contou com a presença do secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, e de outras autoridades e gestores do governo de São Paulo, deputados, prefeitos, vereadores e lideranças de cinco etnias indígenas que vivem em 37 territórios no Estado.

Compete à Coordenadoria de Políticas para Povos Indígenas do Estado elaborar políticas públicas para as etnias que vivem no território paulista. Também é da sua alçada aprofundar as ações do poder público para comunidades originárias e ampliar a participação social das etnias que vivem no estado.

Com formado em pedagogia pela USP, o cacique Cristiano Kiririndju tem 38 anos e é coordenador pedagógico da Secretaria da Educação. Ele também presidiu o Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo.


alesp