Deputada quer ampliar transparência das políticas públicas para crianças
13/11/2023 14:46 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Delegada Graciela



Projeto apresentado pela deputada cria programa para monitorar e avaliar ações para a primeira infância
Ampliar o acesso a dados das políticas públicas direcionadas a crianças com até seis anos de idade. Essa é a intenção do Projeto de Lei 1561/2023, apresentado pela deputada estadual Delegada Graciela (PL) e publicado no Diário Oficial de quinta-feira, dia 9 de novembro.
A proposta cria o Programa de Acompanhamento da Primeira Infância no Estado de São Paulo (PAPI-SP), a ser elaborado pelo governo.
A partir do compartilhamento dos dados, o projeto pretende dar condições para que as políticas públicas para a primeira infância sejam avaliadas por completo. A intenção dessa avaliação não é apenas identificar possíveis correções, mas também permitir que boas práticas sejam expandidas e que informações relevantes estejam à disposição de todos.
Entre as publicações previstas, estão um painel amplo de estatísticas para o entendimento do alcance e dos resultados das políticas públicas voltadas à primeira infância, organizadas por áreas prioritárias, entre as quais estão saúde, alimentação e nutrição, educação, assistência social e proteção contra toda forma de violência.
"Ampliar o acesso a esses dados vai permitir a todos o acompanhamento dos resultados das ações desenvolvidas. É algo que colabora para a transparência e a fiscalização e, mais do que isso, pode contribuir também para que gestores e profissionais que lidam diretamente com as crianças possam extrair dos relatórios informações que contribuam para o seu trabalho", diz a deputada Delegada Graciela.
A divulgação do PAPI-SP ocorrerá anualmente, no mês de abril, por meio da Internet, e deve englobar ainda avaliação, por parte de cada uma das secretarias responsáveis, das ações empreendidas, balanço com o montante
dos recursos financeiros aplicados e indicativo explícito de quantas foram as crianças beneficiadas. A abrangência do PAPI-SP inclui municípios e organizações do terceiro setor com fins públicos.
O Projeto de Lei 1561/2023 vai iniciar tramitação pelas comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nos próximos dias.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Deputada participa de seminário sobre paternidade responsável na Alesp
- Deputado participa das comemorações dos 199 anos de Tatuí
- Regras que prejudicam a pesca artesanal podem reduzir atividade
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações