Audiência Pública na Alesp discute a vacinação para prevenção de câncer de Colo de Útero
05/12/2023 15:34 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Solange Freitas

Nesta segunda-feira (4), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou uma audiência pública sobre a vacinação para prevenção de câncer de Colo de Útero.
O evento foi solicitado pela deputada Solange Freitas juntamente com a Instituto Oncoguia. Participaram dos debates a Larissa Gonçalves, paciente e voluntária do Oncoguia, Dra. Vanessa Infante, representando o Instituto Butantan, Luciana Holtz, do Instituto Oncoguia, Dra Graziela Zibetti e o Dr. Edmund Chada Barcat, coordenador de Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde.
O Oncoguia apresentou os números da doença no Brasil. Serão 17.010 novos casos por ano, de 2023 a 2025. Em 2020, 6.627 mulheres morreram no país vítimas do câncer de colo de útero.
E esses números alarmantes não deveriam existir já que tem vacina que previne o câncer de colo de útero e é uma doença que pode ser erradicada. Este tipo de câncer é causado, em 95% dos casos, pela infecção do HPV.
Segundo apresentação da presidente do Instituto, Luciana Holtz, uma em cada seis mulheres terá câncer em algum momento da vida. E o câncer de colo de útero é o quarto mais frequente em mulheres no mundo. É de extrema importância a prevenção através da vacinação.
A Dra Vanessa Infante relatou a importância da vacina HPV no Programa Nacional de Imunizações. A vacinação está disponível de graça aos adolescentes desde 2014. Mas a cobertura vacinal das meninas com a primeira dose é de 78,3% e com a segunda dose 59,7%, sendo a meta de 90%. Um exemplo de que ainda é necessária a conscientização da população.
Já a Dra Graziela Zibetti trouxe a estratégia nacional de eliminação do câncer do colo de útero através do Ministério da Saúde que lançou o projeto ?Útero é Vida?. O programa prevê uma nova tecnologia para detecção do vírus HPV, com a inclusão do teste HPV por PCR, exame molecular no SUS.
O coordenador de Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Edmund Chada Barcat, enfatizou a importância das ações de conscientização e de prevenção de câncer de colo de útero por meio da vacinação. O médico reforçou ainda que em maio deste ano, o secretário de saúde Eleuses Paiva assinou uma portaria de ampliação do acesso da vacina contra HPV para crianças e vítimas de violência sexual de 9 a 45 anos.
A deputada Solange Freitas reforçou a importância de levar ao conhecimento da população todos esses dados apresentados pelos profissionais. "Essa audiência pública mostra que além de campanhas de conscientização, uma das propostas é levar a vacinação até as crianças e os adolescentes. E as escolas, tanto públicas quanto privadas são o melhor caminho pra vacinar essa faixa etária até os 15 anos", conclui a parlamentar.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Deputada participa de seminário sobre paternidade responsável na Alesp
- Deputado participa das comemorações dos 199 anos de Tatuí
- Regras que prejudicam a pesca artesanal podem reduzir atividade
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações