Deputada anuncia emendas para entidades de São Bernardo do Campo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
06/12/2023 15:04 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Carla Morando

Compartilhar:

Deputada Carla Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315239.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião com mais de 50 entidades assistenciais de São Bernardo do Campo, nesta terça-feira, dia 28/11, a deputada estadual Carla Morando anunciou uma novidade que beneficia o trabalho das associações: a destinação de emendas parlamentares para custeio. A inovação é uma luta da parlamentar que há muitos anos trabalha junto ao Governo do Estado para atender este pleito antigo das entidades. A novidade foi comemorada pelas instituições durante a solenidade que aconteceu na sede da Casa de São Vicente de Paulo, Jardim dos Velhinhos do ABC, e teve a participação do assessor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Joás Garcia Moreno Sanches.

Joás orientou as entidades sobre a relação de parceria Estado e Terceiro Setor, sobre o processo para liberação das emendas parlamentares e sobre o que pode ser destinado para custeio. Ele ainda ressaltou a importante atuação da deputada na luta pela mudança que beneficia as entidades em seus trabalhos junto às famílias carentes. "Nós estamos na secretaria e sentimos de vocês onde as coisas estão pegando. A questão do custeio era quase uma reincidência de pedidos, mas precisávamos da legislação e aqui quero reconhecer diante de todos o trabalho da deputada Carla que lutou por isso e vai lutar por outras coisas. Parabéns, deputada", disse o representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Coordenadora da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Social, Morando destacou a importância das mudanças realizadas pelo Estado no processo para aplicação dos recursos destinados às instituições. "Antes, as emendas só podiam ser utilizadas para bens permanentes. Em nossas reuniões, as entidades sempre falavam que precisavam de recurso para custeio. Era uma dor imensa das associações. Levamos ao governador Tarcísio de Freitas e com a importante interlocução do Joás conquistamos esta importante vitória para o social", disse Carla Morando que é a deputada estadual que mais destinou emendas para entidades sociais do Estado de São Paulo. Morando também luta para aprimorar o processo de destinação dos recursos da nota fiscal paulista para auxiliar o reembolso para as associações. A parlamentar é autora de Projeto de Lei que tramita na Alesp e cria o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo.

Também participaram do evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, Greici Picolo, o presidente da Casa de São Vicente de Paulo, Jardim dos Velhinhos do ABC, José Luciano dos Reis, e a voluntária de Mobilizações de Recursos, escritora Márcia Bortolanza, que ministrou uma palestra sobre seu livro best-seller "E Depois que o Coração Aperta- Da solidariedade à gestão eficiente das OSCs".


alesp