Alesp celebra os 55 anos do curso de direito da FMU

Sessão solene no Plenário da Casa exaltou, além da tradição, acessibilidade do curso e valorização dos professores
11/12/2023 17:22 | Educação | João Pedro Barreto, sob supervisão de Fábio Gallacci - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Sessão solene 55 anos direito FMU<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315601.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Rafael Saraiva e reitor Ricardo Ponsirenas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315602.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente do TCM, Eduardo Tuma<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene 55 anos direito FMU<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315605.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene 55 anos direito FMU<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315604.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, na noite da última sexta-feira (08), uma sessão solene para celebrar os 55 anos do curso de direito da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Solicitada pelo deputado Rafael Saraiva (União Brasil), a solenidade exaltou, além da tradição, a acessibilidade do curso e a valorização dos professores.

"A data é muito importante. Esse curso é muito tradicional e o evento tem um simbolismo muito especial, não só para mim, mas para as diversas personalidades que estão aqui presentes", disse Saraiva, que é formado em direito pela FMU. "São 55 anos formando personalidades que ajudaram muito o Brasil e a democracia", acrescentou o parlamentar.

Ricardo Ponsirenas, reitor dos Centros Universitários FMU, também comemorou a oportunidade de receber uma homenagem como essa na Alesp. "Para nós, é uma grande honra e tem um significado muito profundo estarmos na Casa mais importante do Estado de São Paulo. Receber essa homenagem significa que nosso curso está no caminho certo", comentou.

Diferencial

"O nosso grande diferencial é a tradição", destacou Ponsirenas. Mas, para além da história, o reitor apontou outras duas coisas que fazem o curso de direito da FMU se destacar: ter a "cara de São Paulo" e ser acessível a várias classes sociais.

"Nosso curso está em diversos campi, espalhados pela cidade. Além disso, ele é acessível. Pessoas de diversas camadas da sociedade conseguem ter uma formação de qualidade e exercer a profissão com muito respeito", afirmou.

Além disso, o reitor salientou um fator que foi o responsável por fazer a faculdade chegar aos 55 anos prestando serviços à sociedade. "Nosso maior aprendizado foi entender a importância do professor na vida e na formação dos alunos, tanto na sala de aula quanto fora dela. A educação é um processo humano acima de tudo e, só com bons e valorizados professores, conseguimos uma história tão bonita e forte", apontou.

Eduardo Tuma, presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, destacou o papel da faculdade na formação acadêmica e humanística. "É um curso que tem uma formação acadêmica muito sólida e a gente considera a FMU uma segunda casa, tanto em sua perspectiva acadêmica e profissional quanto de relacionamentos interpessoais", comentou Tuma, que foi aluno e professor do curso de direito.

Homenagens

Ao final da solenidade, o diretor do curso de direito, Caio Sperandeo de Macedo; o reitor da FMU, Ricardo Ponsirenas; o docente mais antigo do curso, Jorge Fujita; e o deputado Rafael Saraiva receberam homenagens.

alesp