Parlamentares da Alesp realizam reunião da Subcomissão sobre o Túnel Santos-Guarujá

Ligação no Litoral Sul de São Paulo é tema especial de uma subcomissão criada pela Comissão de Infraestrutura da Casa; evento aconteceu junto com lançamento da Frente Parlamentar
13/12/2023 11:39 | Túnel Santos-Guarujá | Daiana Rodrigues - Foto: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Deputado Luiz Fernando (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315829.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Subcomissão sobre o Túnel Santos-Guarujá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315820.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na Frente Parlamentar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315830.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Subcomissão sobre o Túnel Santos-Guarujá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315831.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Subcomissão sobre o Túnel Santos-Guarujá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315823.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta terça-feira (12), a primeira reunião da subcomissão "Ligação Seca Túnel Santos-Guarujá", criada oficialmente a partir da Comissão de Infraestrutura. Solicitada pelo deputado e presidente do Colegiado, Luiz Fernando Teixeira (PT), o evento defendeu a integração entre os governos federal e estadual e todos os parlamentares paulistas para tornar o túnel uma realidade na Baixada Santista.

"Nós, deputados, independentemente das bandeiras que defendemos, demos as mãos para dizer que esse túnel [Santos-Guarujá] vai sair do papel. Estamos juntos nessa caminhada. Não serão problemas que vão atrapalhar, até porque a esquerda e a direita estão juntas para fazer esse túnel finalmente acontecer", disse Teixeira.

O deputado também explicou que o túnel não virou uma realidade antes, por falta de vontade política e recursos. Além disso, destacou que mais que um desejo dos parlamentares, a ligação Santos-Guarujá é um desejo do presidente da República [Luiz Inácio Lula da Silva] e do governo do Estado de São Paulo [Tarcísio de Freitas].

"Já se passaram 90 anos sem que o túnel tivesse sido construído. É de interesse do nosso povo e da nossa gente. Santos e Guarujá merecem [o túnel], pois são um dos pontos turísticos mais importantes do nosso País", posicionou-se o parlamentar Barros Munhoz (PSDB).

O deputado Ricardo Madalena (PL) também defendeu a união entre os governos federal e estadual, além da esquerda e da direita para promover o bem comum da população da Baixada Santista, do Estado e do Brasil.

Tenente Coimbra (PL) contou que muito se discutiu sobre se a ligação entre Santos e Guarujá seria uma ponte ou um túnel. "O fato é que é extremamente necessário para o morador da Baixada Santista e o desenvolvimento do Porto de Santos para desafogar o sistema de travessia de balsas, facilitar o escoamento de cargas e ter mais acesso de turismo para Guarujá", pontuou.

Já o deputado Paulo Corrêa Jr. (PSD) disse que a população anseia diariamente para que esse túnel vire uma realidade, enquanto o parlamentar Caio França (PSB) ressaltou a importância da inclusão da obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"A construção do túnel é um sonho da população da Baixada Santista, pois os moradores e trabalhadores da região enfrentam dificuldades de mobilidade com a balsa. Trará investimentos para o turismo, melhorias na mobilidade urbana e valorização dos imóveis", ressaltou o parlamentar Paulo Mansur (PL).

Benefícios do Túnel

A ideia de construir o túnel Santos-Guarujá surgiu em 1927. A obra, que alia esforços dos governos federal, estadual e municipal, trará diversos impactos econômicos, sociais, ambientais, turísticos e nas operações do Porto de Santos, responsável por 30% da corrente comercial brasileira.

O túnel terá cerca de 860 metros e pretende ligar a margem esquerda da cidade de Guarujá e direita com o Porto de Santos. A obra deve ser licitada em 2024 com entrega prevista para 2028.

Estima-se que 78 mil pessoas sejam transportadas diariamente, 2 milhões sejam beneficiados em 9 cidades da Baixada Santista e cerca de 10 milhões de turistas em alta temporada.

Além disso, o túnel reduzirá as emissões de gás carbônico na atmosfera em cerca de 72 mil toneladas por ano. Em 10 anos, haverá uma redução de 710.640 toneladas, de acordo com as autoridades.

Presenças

A Mesa contou com os deputados Luiz Fernando Teixeira (PT); Ricardo Madalena (PL); Barros Munhoz (PSDB); Paulo Corrêa Jr. (PSD), Caio França (PSB), Paulo Mansur (PL), Tenente Coimbra (PL) e a deputada Edna Macedo (Republicanos).

Também estiveram presentes o diretor e presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini; o secretário-executivo de Estado de Parcerias e Investimentos, André Isper; o secretário municipal de Turismo do Guarujá, Fábio Ferreira dos Santos; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário do Guarujá, Leonardo Gazilo; o subsecretário de Logística e Transportes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Denis Amorim; o secretário-adjunto de Finanças do Guarujá, Adalberto Ferreira da Silva; o superintendente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Adilson Gonçalves, dentre outros representantes.

alesp