O nascimento de Cristo em grafite: exposição na Alesp retrata o Natal de forma alternativa

Mostra 'A noite em que Ele nasceu' ocupa o Espaço V Centenário até o dia 20; exposição reúne 11 obras com as visões dos artistas sobre a chegada de Jesus
18/12/2023 20:03 | Cultura | Cléber Gonçalves - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Exposição A noite em que Ele chegou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg316359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição A noite em que Ele chegou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg316360.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição A noite em que Ele chegou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg316361.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Presépios, enfeites, luzes e músicas características desta época do ano deixam uma mensagem certeira: é clima de Natal. Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, isso não é diferente. Mas uma nova mostra cultural no Palácio 9 de Julho propõe um olhar diferente para essa data, sendo uma maneira alternativa de representar o nascimento de Jesus, contrapondo-se às formas clássicas com as quais estamos acostumados.

Trata-se da exposição "A noite em que Ele nasceu", que reúne 11 telas produzidas por grafiteiros. Nas peças, os artistas apresentam, por meio do grafite, suas visões sobre o que o acontecimento cristão representa para eles. Acolhimento, salvação e paz são algumas das impressões encontradas na mostra, que está exposta até o dia 20 de dezembro, no Espaço V Centenário, das 8h às 20h, com acesso gratuito e aberto a todas as pessoas.

Mensagens

Mel Zabunov (mel.zabunov) está entre os artistas que produziram para a exposição. Ela buscou relacionar o momento do nascimento de Cristo à ideia de luz. "Para mim, é muito importante, gratificante, retratar esse momento. Ele [Cristo] é a luz da vida. Que nós possamos comemorar, desfrutar e celebrar o nascimento do nosso amado Jesus e que a luz do rosto dele possa estar iluminando as nossas vidas", comentou.

O artista Genesis (@genesisperna7), por sua vez, retratou o acontecimento pelo viés da infância, destacando que as características desse momento da vida, pelo qual Jesus também passou, devem sempre se fazer presentes em nós. "A própria palavra de Deus disse que nós temos que ser como criança. Jesus disse isso na sua palavra", argumentou, ao expor sua inspiração para a produção da tela.

Os artistas

Também participam da mostra os seguintes grafiteiros: Tia Bob (@jaqueline.tiabob); Anderson Hope (@andyhoup); Chuck (@cleberoliveira1981); Tico Canato (@ticocanato); M. Otoni (@marcus_otto); P.P Silva (@paulo.pedrodasilva.37); Nino (@ninografs1); Anjinha (@aminadasgirafas); e Videira (@eu_vid).

A exposição é promovida a partir de uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e o Catavento Cultural e Educacional, por meio das Fábricas de Cultura Setor A e a Alesp.

Serviço

Exposição "A noite em que Ele nasceu"

Período: 18 a 20 de dezembro de 2023

Local: Espaço V Centenário da Alesp (Avenida Pedro Álvares Cabral, 201)

Horário: das 8h às 20h

alesp