Por meio de CPIs, Alesp investigou 5 temas relevantes e apontou soluções a problemas sociais
16/01/2024 15:27 | Retrospectiva CPIs | Da Redação - Fotos: Agência Alesp





A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, ao longo de 2023, investigação aprofundada de cinco temas relevantes para a população paulista. Por meio das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), os deputados e as deputadas paulistas investigaram os seguintes assuntos: atuação da Enel; epidemia do crack; golpes financeiros com PIX e cartões; deslizamentos em encostas; e transição de gênero em menores de idade.
Todos os grupos colegiados tiveram os trabalhos desenvolvidos e concluídos no ano passado, com duração total de seis meses. Durante esse tempo, os integrantes realizaram diversas ações, como a oitiva de especialistas e testemunhas ligados a cada área, visitas técnicas e análise de documentos. Com isso, foi possível identificar e entender as causas de diversos problemas e propor soluções.
Enel
A primeira das CPIs criadas teve a finalidade de apurar possíveis irregularidades e práticas abusivas cometidas pela Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica para toda a Região Metropolitana de São Paulo. Os membros da comissão se debruçaram sobre problemas ligados, por exemplo, a quedas de energia, cobrança de valores e atuação operacional. Os apagões registrados no final do ano também tiveram grande destaque nas discussões do colegiado.
No parecer final aprovado, a CPI aponta possíveis causas dos diversos problemas no fornecimento de energia e indica sugestões de soluções. Entre as recomendações feitas, destacam-se a intervenção imediata na empresa pela União, auditoria completa entre os anos de 2018 e 2023 e, também, que o contrato seja encerrado antes do término, previsto para 2028.
Também foi sugerido que seja criada uma Comissão Especial Parlamentar para acompanhar o novo processo de concessão dos serviços. Além disso, o relatório pede que o tema continue sendo investigado por outras instâncias e órgãos. Presidido pelo deputado Thiago Auricchio (PL), o grupo colegiado teve relatoria da deputada Carla Morando (PSDB).
Epidemia de crack
A crescente dependência do crack no estado de São Paulo, com concentração de dependentes de forma cada vez mais descentralizada, motivou a criação de uma das CPIs que funcionaram em 2023 na Alesp. Durante o tempo em que esteve em vigor, o colegiado presidido pelo deputado Paulo Corrêa Jr. (PSD) promoveu amplos debates reunindo profissionais e estudos de diferentes áreas.
O relatório final, que foi produzido pelo deputado Delegado Olim (PP), considera que não existe uma resposta ou receita pronta para a solução do problema complexo, mas aponta caminhos que precisam ser levados em conta para a sua superação, como ações coordenadas entre as áreas da Segurança Pública e da Saúde, entre outras.
Golpes financeiros
A intensificação das fraudes envolvendo transferências por PIX e transações com cartões de crédito e débito também esteve na mira dos parlamentares da Alesp. Presidida por Itamar Borges (MDB), a CPI que investigou o tema reuniu informações importantes sobre as maneiras pelas quais os crimes são praticados, bem como o que tem sido pensado e desenvolvido para combater as práticas.
Entre as ações apontadas no relatório final, que foi produzido pelo deputado Altair Moraes (Republicanos), está o protocolo de um projeto de lei que visa criar uma espécie de "botão do pânico", um recurso que vai permitir que vítimas acionem rapidamente as instituições financeiras, com o compartilhamento de informações importantes, como a localização geográfica.
Deslizamentos em encostas
Outra CPI com atuação no ano passado buscou encontrar alternativas de prevenção para deslizamentos em encostas, tipo de ocorrências que foi registrado em diferentes localidades e que levou a tragédias. Durante o tempo em que esteve em atuação, o colegiado, presidido pela deputada Fabiana Bolsonaro (PL) e com relatoria de Capitão Telhada (PP), ouviu autoridades e pesquisadores, além de realizar visitas técnicas a áreas afetadas.
Entre as conclusões às quais o grupo pôde chegar, está a compreensão de múltiplos fatores que contribuem para o problema. Por essa razão, a solução também passa pela coordenação de ações de diferentes áreas, levando-se em consideração aspectos ambientais e também a atuação humana sobre a natureza. O trabalho do grupo permitiu reforçar a necessidade de investimentos públicos em programas e ações de prevenção, além da definição de áreas de maior risco.
Transição de gênero
A CPI que investigou procedimentos de transição de gênero teve como foco apurar e investigar as práticas adotadas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no diagnóstico, acompanhamento e tratamento de menores de idade com suspeita ou diagnóstico de incongruência de gênero ou transgêneros.
Durante todo o tempo em que esteve em atuação, o grupo presidido por Gil Diniz (PL) discutiu as características dos procedimentos e buscou identificar se os direitos e a proteção de crianças e adolescentes estavam sendo prejudicados.
O texto final do relator Tenente Coimbra (PL) apontou o processo clínico como um risco à saúde para crianças e adolescentes e propôs um projeto de lei que visa impedir o uso de medicamentos conhecidos como "bloqueadores hormonais" por pessoas com menos de 16 anos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações