Saúde da Mulher: deputado defende ampliação das Carretas de Mamografias

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
02/02/2024 11:48 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Carretas de Mamografia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg318179.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o intuito de garantir o acesso gratuito da comunidade aos exames de imagem, o deputado Edmir Chedid (União) reiterou à Secretaria de Estado de Saúde o pedido para a ampliação do Programa Mulheres de Peito para os municípios do interior e litoral. Desta forma, mais mulheres poderão realizar a mamografia, exame que pode detectar precocemente alterações nas mamas.

"A importância do exame gratuito para as mulheres está relacionado, por exemplo, à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, considerada uma das principais causas de morte por câncer entre mulheres em todo o mundo. Por isso, reiterei à Secretaria da Saúde a necessidade de se ampliar as Carretas de Mamografias, que integram o Programa Mulheres de Peito", disse.

Em seu argumento, Edmir Chedid lembrou que as Carretas de Mamografias realizaram mais de 24,1 mil exames gratuitos no ano passado, resultados 25% superiores à meta anual de atendimentos prevista pelo governo estadual. "Tenho não só reivindicado a ampliação do serviço, mas principalmente de recursos para atender a demanda de atendimento médico-hospitalar no Estado", comentou.

As Carretas de Mamografias oferecem exames por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) às mulheres entre 50 anos e 69 anos, sem a necessidade de pedido médico ou agendamento. As mulheres com idade entre 35 anos e 49 anos e acima de 70 anos podem realizar o exame, desde que apresentem a solicitação médica, RG e Cartão Nacional de Saúde (CNS) - popularmente conhecido como cartão SUS.

"O programa tem por finalidade incentivar mulheres a realizar o exame de mamografia para o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Diversos municípios do interior e também do litoral já receberam a Carreta de Mamografias, mas ainda é preciso ampliar essa atividade para continuar como referência no atendimento gratuito à mulher", concluiu o deputado Edmir Chedid.


alesp