Nas Sessões Solenes, Alesp reconhece e homenageia quem faz a diferença para a sociedade

Pessoas, instituições e momentos marcantes na história paulista recebem honrarias dos parlamentares em eventos especiais no plenário Juscelino Kubitscheck
15/02/2024 19:31 | Destaques | Da Redação - Fotos: Agência Alesp

Compartilhar:

Homenagem ao Corpo de Bombeiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg318979.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reconhecimento aos profissionais da Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg318980.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 115 anos da imigração japonesa: dedicação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg318981.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Meio século de Embrapa: referência no mundo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg318982.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em toda a sua história, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sempre reconheceu e prestou homenagens a pessoas, instituições e momentos que tiveram papéis relevantes na sociedade.

Em 2023, o Parlamento recebeu diversos eventos especiais e, mais uma vez, valorizou a dedicação de quem fez a diferença para os paulistas. Para essas ocasiões, o Legislativo realiza Sessões Solenes no Plenário Juscelino Kubitscheck.

Em março do ano passado, a Alesp promoveu uma homenagem ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. A instituição comemorou 143 anos de fundação. Atualmente, a corporação conta com mais de oito mil responsáveis por resgate e salvamento no estado.

Entre os participantes do evento, estiveram presentes profissionais bombeiros que atuaram em uma missão humanitária na Turquia, mostrando o grau internacional de excelência dos profissionais de São Paulo. Autoridades civis e militares ainda receberam a condecoração "Heróis de Fogo", no grau grã-cruz, como forma de enaltecer suas atividades para o bem da população.

Saúde

No mês de maio, a Alesp celebrou o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, e homenageou a categoria pela importância do trabalho desempenhado. O Legislativo condecorou 15 profissionais de enfermagem, administração e apoio. Os homenageados representaram cerca de 800 mil trabalhadores.

"Todos os trabalhadores são importantes, mas não há dúvida que os da Saúde colocam sua vida em risco quase que diariamente, cuidam de nós e salvam vidas em períodos difíceis, como no caso recente da pandemia da covid-19", afirmou Ricardo Patah, um dos representantes da categoria.

Constitucionalista

Em julho foi a vez de reverenciar o Movimento Constitucionalista de 1932, que celebrou 91 anos. O episódio representou a insatisfação dos paulistas com o governo do então presidente da República Getúlio Vargas. O objetivo da ação naquele momento do País era a convocação de eleições para a promulgação de uma nova Constituição.

Durante a cerimônia, que contou com a participação do presidente da Casa, o deputado André do Prado (PL), houve a entrega da Medalha da Constituição para o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, autoridades do Governo, Legislativo e Polícia Militar, além de representantes de organizações civis.

"Esta Casa homenageia, nesta sessão solene, diversas pessoas que prestam relevantes serviços para a nossa sociedade. É isso que é São Paulo: cada um contribuindo como cidadão, para que esse estado possa continuar sendo o mais desenvolvido do Brasil", afirmou o presidente do Legislativo na ocasião.

Imigração

Quem veio de longe para contribuir com o crescimento de São Paulo também merece o reconhecimento do Parlamento. Em junho, a Alesp celebrou os 115 anos da imigração japonesa no Brasil.

Os primeiros imigrantes chegaram atraídos pelas oportunidades econômicas e de trabalho nas plantações de café. Com o passar do tempo, eles se tornaram parte da cultura e da história paulista. Hoje, o Brasil é o país que possui a maior comunidade japonesa fora do Japão.

Embrapa

Ainda em junho de 2023, a Alesp comemorou o 50º aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Criada em 1973, a Embrapa é ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária e, ao longo de meio século, tornou-se referência mundial em pesquisas no campo, eficiência produtiva e sustentabilidade ambiental.

Inovação, modernidade, sustentabilidade e excelência são outras marcas da empresa, comprovando o quanto a ciência de São Paulo pode contribuir para um mundo melhor.

Santos Dumont

Personalidades históricas também são reverenciadas nas sessões solenes da Alesp. Em junho, o Parlamento Paulista celebrou os 150 anos daquele que é considerado o "Pai da Aviação", o mineiro Alberto Santos Dumont. A solenidade homenageou um dos brasileiros mais notáveis da história da aviação mundial e relembrou o primeiro dirigível: o 14 Bis.


alesp