Curso do ILP aborda problemas provocados pelo ruído urbano

Durante atividade realizada em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, pesquisadores alertaram sobre os obstáculos do descanso em áreas de poluição sonora
06/03/2024 20:06 | Saúde | Da Redação - Agência Alesp

Compartilhar:

Os problemas provocados pelos ruídos urbanos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320095.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O curso "As Relações Entre Saúde e Ruído nas Políticas Públicas e nas Ações da Sociedade", realizado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), nesta quarta-feira (6), recebeu palestrantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para debaterem sobre o ruído urbano como questão de saúde pública, dando ênfase na elaboração de políticas para minimizar os impactos desse problema na população.

Os palestrantes trouxeram tópicos como o incômodo das pessoas que residem no entorno de áreas nas quais são realizados eventos que ultrapassam os limites de decibéis estabelecidos pelo município. Sobre isso, foi apontada a necessidade de um debate mais amplo para a criação e a manutenção de políticas públicas que estabelecem níveis sonoros aceitáveis nos mais virados pontos dos municípios.

"No momento em que você está dormindo, tentando descansar, num ambiente que seja ruidoso, o sistema auditivo continua funcionando e mandando informações para o cérebro, que vai interpretar aquilo como perigo", explicou Marcelo de Mello Aquilino, mestre em Física, pesquisador e gerente técnico do Laboratório de Conforto Ambiental do IPT.

Cursos gratuitos

Criado em 2001, o ILP é o órgão da Alesp responsável por oferecer cursos abertos e gratuitos a todos os cidadãos. As atividades abordam diversos temas e incluem ciclos de debates, seminários, palestras e outros eventos.

O ILP foi criado pela resolução n° 821/2001 da Alesp. O órgão tem por missão "produzir, agregar e disseminar conhecimento, contribuindo para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo e da democracia no Estado de São Paulo", tendo como eixos estratégicos o ensino, o espaço de capacitação e a disseminação de conhecimento.

alesp