História, perseverança e integração: Alesp celebra os 150 anos da imigração italiana
12/03/2024 17:23 | Laços | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa













Os 150 anos da imigração italiana no Brasil foram celebrados, nesta segunda-feira (11), em uma Sessão Solene realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento carregado de simbolismo e emoção contou com a presença do presidente da Casa, André do Prado (PL), e do deputado e proponente da homenagem Paulo Fiorilo (PT), coordenador da Frente Parlamentar Ítalo-brasileira. Outros parlamentares e diversas autoridades brasileiras e estrangeiras também participaram. O parlamento italiano enviou uma missão de deputados a São Paulo e todos acompanharam o encontro que celebrou uma rica história de perseverança, união e sucesso.
De acordo com dados da Embaixada da Itália no Brasil, cerca de 13 milhões de descendentes vivem atualmente apenas no estado de São Paulo, uma das maiores comunidades no mundo. O ano de 2024 é especialmente importante para ambos os países, já que o Brasil é o atual líder do G20, grupo formado pelas maiores economias do planeta, além das Uniões Europeia e Africana. A Itália, por sua vez, assumiu em janeiro a presidência rotativa do G7, grupo dos países mais industrializados do mundo.
"Para nós, aqui na Assembleia, é um momento histórico. Temos muito a comemorar e agradecer por tudo que o povo italiano fez para o nosso país em vários aspectos. São 150 anos de parceria e integração nas áreas econômica, cultural e agrícola, por exemplo. Temos também uma identidade muito grande com os italianos", afirmou o presidente do Parlamento Paulista. "Esse fluxo de sonhadores e trabalhadores incansáveis e visionários desembarcou em nossas terras trazendo consigo não apenas bagagens, mas também um rico legado cultural, valores e uma determinação inabalável. Esses imigrantes italianos moldaram não apenas a paisagem geográfica do Brasil, mas também a nossa identidade nacional. Desde o primeiro momento, eles demonstraram coragem e resiliência para enfrentar os desafios de um novo mundo", completou André do Prado, em sua fala de abertura.
O deputado proponente da homenagem lembrou da importante integração entre os dois povos em um século e meio de história. "É essencial destacar a parceria entre os Legislativos, o fortalecimento de nossas relações. A cooperação entre os nossos parlamentos é fundamental para promover o diálogo, a troca de experiências e o desenvolvimento de políticas públicas que fortaleçam os laços entre o Brasil e a Itália. A Frente Parlamentar Ítalo-brasileira é um elo importante que une os nossos países e trabalha em prol dessas relações bilaterais", apontou Fiorilo. "Somente nesta segunda-feira, fizemos três mesas de debates com os deputados italianos que visitaram o Parlamento Paulista", informou ele.
Troca de experiências
O deputado Eduardo Suplicy (PT) reforçou o caráter construtivo do evento e a sua importância para o futuro. "Estamos vendo muitos descendentes de italianos aqui e eu sou um deles. Como Eduardo Matarazzo Suplicy, sendo Matarazzo uma família que veio do Sul da Itália. Nesta segunda-feira, tivemos encontros muito positivos com os parlamentares italianos que estão nos visitando. Inclusive, trocamos ideias sobre diversos projetos, como o da Renda Básica de Cidadania, que poderão ser implementados tanto no Brasil quanto na Itália. Temos muito que aprender com a experiência italiana e vice-versa", disse.
O colega Barros Munhoz (PSDB) considerou fundamental essa valorização da memória. Lucas Bove (PL), em sua participação, ressaltou que os italianos vieram buscar uma vida melhor e que, como consequência disso, acabaram melhorando a vida dos brasileiros. Também participaram os deputados Mauro Bragato (PSDB) e Donato (PT). Aldo Rebelo, secretário municipal de Relações Internacionais, representou o prefeito da Capital, Ricardo Nunes.
Colaboração
O cônsul geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, comentou sobre a hospitalidade da Alesp e se disse muito emocionado com a homenagem. "Quero agradecer, de coração, a extraordinária generosidade com que o Brasil acolheu os nossos imigrantes, que vieram em busca de um futuro melhor. Eles são os melhores embaixadores da Itália por terem trazido para cá a cultura e a capacidade de empreender. Penso que o Brasil e a Itália são grandes exemplos de integração e que isso deve sempre ser alimentado. Temos um exemplo de integração muito consolidada", comentou o cônsul. "Eventos como esse, além de outros que acontecerão ao longo do ano, não só recordam o passado, mas constroem o futuro. A visita dos parlamentares italianos aqui trata justamente disso. Temos uma agenda importante em São Paulo para estimular a colaboração econômica e de inovação. Este será um ano que trará resultados importantes", celebrou Fornara.
O deputado italiano Salvatore Caiata subiu à tribuna para ressaltar o amor que os descendentes que vivem no Brasil mantêm pela pátria de origem de suas famílias. "São 150 anos de história de pessoas que vieram com o coração cheio de esperança para uma terra hospitaleira. E essa terra lhes deu oportunidades. São 150 anos de imigração e de integração. Devo agradecer porque essas pessoas conservaram em seus corações o respeito e o amor pela pátria italiana, conservando valores e tradições", disse.
O colega deputado Fabio Porta lembrou da força das duas nações no mapa global. "O Brasil e a Itália têm uma liderança mundial muito importante", considerou ele, também apontando para a importância do papel das mulheres em toda essa trajetória.
Novas gerações
Representando a nova geração de imigrantes que chegaram ao Brasil mais recentemente, Giullia Lupo, vinda da região da Toscana há 7 anos, subiu à tribuna para fazer uma dupla declaração de amor. Formada em Linguagem de Mídia, com especialização em cinema e teatro, ela atua com street art e encontrou em São Paulo um campo aberto para se surpreender e empreender.
"Esse país me acolheu calorosamente e abriu suas portas para que eu construísse a carreira profissional que desejava. Ao longo desses anos, realizei projetos incríveis, conheci muitas pessoas e, entre elas, o meu marido Matheus, com quem comecei uma nova família", contou. "Hoje, entendo que as raízes podem ser transplantadas para novas terras sem perder a sua vitalidade. Faço parte da nova geração de imigrantes italianos aqui no Brasil e nós não esqueceremos o quanto as antigas gerações lutaram para ter a sua liberdade e manter viva as tradições. Itália, a tua memória sempre fará parte de mim; assim como o Brasil, que agora eu chamo de casa", declarou Giullia, emocionada.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações