Projetos que instituem auxílio financeiro a mulheres vítimas de violência doméstica avançam na Alesp
19/03/2024 18:02 | Defesa da mulher | Da Redação - Fotos: Carol Jacob




A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deu aval, na tarde desta terça-feira (19), a dois projetos de lei que instituem o pagamento de auxílio financeiro a mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, o Colegiado aprovou outros quatro projetos e dois requerimentos.
"Esse Projeto de Lei é uma forma de dizer 'você não precisa voltar, você precisa da sua independência financeira, da sua autonomia'. Na prática, o objetivo é garantir que as mulheres se defendam, não voltem para os companheiros de maneira forçada e quebrem um ciclo de violência", comentou a deputada Professora Bebel (PT), autora do PL 1090/2023, aprovado pela Comissão.
A outra proposta acatada é o Projeto de Lei 134/2023, de autoria da deputada Paula da Bancada Feminista (Psol), que também versa, com algumas diferenças em seus métodos, sobre o pagamento de um auxílio financeiro para mulheres vítimas de violência. O objetivo, de acordo com a propositura, também é fazer com que as mulheres não fiquem presas financeiramente ao companheiro agressor - além da violência, as vítimas sofrem relações abusivas economicamente, que restringem sua autonomia e impedem que tenham recursos até para a própria subsistência.
"É notório que a denúncia da violência, o término de uma relação abusiva e a saída de um ciclo de violência não dependem de uma escolha da pessoa exposta a ela. Dadas as condições impostas por estruturas patriarcais, o trabalho reprodutivo é socialmente atribuído às mulheres e de forma não remunerada, sendo um dos mecanismos de restrição a sua autonomia financeira", explica a deputada Paula da Bancada Feminista, na justificativa do projeto.
Outro Projeto de Lei que dá suporte a mulheres em vulnerabilidade aprovado na reunião foi o PL 1141/2023, da deputada Analice Fernandes (PSDB). A proposta obriga hotéis, motéis e similares a adotarem medidas de apoio a mulheres que se sintam em situações de risco. Entre as medidas estão a capacitação de funcionários para lidar com situações desse tipo, a disponibilização de um abrigo ou de um meio de transporte para que a mulher se retire do local onde existe o risco e a rápida comunicação com autoridades policiais.
Informação
Também de autoria da deputada Paula da Bancada Feminista, o Projeto de Lei 585/2023 recebeu o aval da CDDM. A propositura institui uma campanha para ampliar o acesso à informação de mulheres vítimas de violência sobre seus direitos.
Chamada de 'Todas Elas Vão Saber', a campanha utilizará de diversos meios, como materiais impressos, em áudio e a criação de uma plataforma online, para ampliar a divulgação dos direitos das mulheres e das leis que as protegem caso sofram qualquer tipo de violência. Esse, assim como os outros três projetos, segue em tramitação na Alesp.
Convites
O Colegiado também foi favorável a dois requerimentos de convite. O requerimento de autoria da deputada Letícia Aguiar (PP) convida a ex-deputada Janaína Paschoal para falar sobre um projeto de sua autoria que ainda tramita na Casa, o PL 582/2020. Já o de autoria da deputada Ediane Maria (Psol) convida Tatiana Bias Fortes, defensora pública e coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem).
Dia comemorativo
Por fim, a Comissão aprovou conclusivamente - ou seja, que já segue para sanção ou veto do Governador - a criação do 'Dia da Mulher Empresária' e o 'Dia da Marcha em Defesa da Mulher'.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações