Mês das Mulheres: Alesp exalta empoderamento feminino com reflexão, música e dança
20/03/2024 19:42 | Respeito e Valorização | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro












A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi palco, nesta quarta-feira (20), de um evento em "Celebração ao Mês das Mulheres". Marcado por música, pintura e dança voltados ao empoderamento feminino, o encontro contou com representantes de diversas áreas, que debateram sobre formulações de políticas públicas de valorização e combate à violência de gênero.
Segundo a deputada Beth Sahão (PT), solicitante da atividade parlamentar, o objetivo foi reunir mulheres com grande representatividade na militância e no ativismo para realizar um evento com menos formalidade. "A ideia é colocar essas pautas de uma forma leve, por meio da experiência pessoal, para que ela sirva de exemplo para avançarmos e cobrarmos por mais políticas públicas para a causa", disse a parlamentar.
Durante a celebração, houve oficinas culturais, apresentações artísticas e convidadas que falaram sobre direitos, saúde, racismo, violência doméstica, feminicídio, maternidade e outros temas de relevância.
Música
No início do evento, houve uma apresentação do grupo contemporâneo Minas de Resistência, formado por artistas que cantam maracatu, coco de roda, ciranda e samba de roda e se autodenominam como "brincantes da cultura popular".
"As letras buscam a valorização da mulher na percussão popular e o reconhecimento da mulher artista. As letras falam sobre a realidade da mulher na periferia", explicou Priscilla Fernandes, cantora e compositora.
Em seguida, o coral "Mulheres Cantantes da Central Única dos Trabalhadores" apresentou diversas músicas populares com letras adaptadas em prol da valorização, como "Mulheres", do cantor e compositor Martinho da Vila.
Arte
Uma das oficinas culturais presentes no evento ensinou como fazer as "arphilleras", bordados que simbolizam a resistência das vítimas atingidas por barragens.
"Cada Arphillera tem uma cartinha atrás que conta uma história de vida real sobre o que acontece com alguma mulher no mundo e no Brasil", disse Patrícia Santos, coordenadora do Movimento Atingidos por Barragens (MAB).
Violência
De acordo com a deputada Beth Sahão, a violência contra a mulher não é algo que acontece só na capital. "No interior houve um crescimento de mais de 65% de violência. Só de estupros em 2023 houve 14.504 casos no Estado de São Paulo, sem contar os casos não notificados. Então, se nós não nos unirmos, debatermos e pressionarmos o Governo, a gente não vai conseguir sair do mesmo lugar", declarou Beth.
"O fato de ser advogada ou ter estudado em universidades americanas não me isentou de ter sofrido discriminação e preconceito por ser mulher e negra. Eu costumo dizer que a estratégia no duelo entre o machismo e o racismo é devolver o constrangimento para quem ofende, mas sempre devemos fazer isso compreendendo o valor da nossa história", disse a doutora Cláudia Luna, ex-presidente da Comissão das Mulheres da OAB-SP.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Reajuste salarial dos servidores públicos pauta 74ª Sessão Ordinária; assista
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Aprovado PLC 135: vitória histórica para os policiais militares do Estado de São Paulo
- Criada e aprovada na Alesp: lei sancionada impõe regras a serviço de 'mototáxi' no estado de SP
- Superação da Pobreza: Alesp aprova programa que une auxílio financeiro e capacitação profissional
- Audiência discute prejuízos aos aposentados do Itaú/Unibanco
- Audiência pública debate o impacto das Bets na saúde pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações