Saúde pública: Seminário reúne especialistas sobre Acidente Vascular Cerebral na Alesp

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
05/04/2024 11:35 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Deputado Edmir Chedid <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321939.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o intuito de ampliar as discussões sobre a prevenção e o diagnóstico relacionado ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), um grupo de médicos e fisioterapeutas apresentou nesta quinta-feira (04) à Assembleia Legislativa (Alesp) os estudos mais recentes sobre a doença. Os especialistas também trataram sobre o tratamento e a reabilitação de pacientes acometidos pela enfermidade.

Esta atividade integrou o primeiro "Seminário sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC): Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Reabilitação", promovido pelo deputado Edmir Chedid (União) com o apoio do parlamento, do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3) e da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH). "Uma grande oportunidade para avançarmos nas discussões sobre o tema", disse o deputado.

"O objetivo foi justamente reunir informações sobre o AVC para podermos encontrar meios para oferecer à comunidade um atendimento melhor, mais rápido e eficaz, assim como um tratamento adequado e gratuito na rede pública de saúde. Por isso, contamos aqui neste seminário com os principais profissionais aqui do Estado de São Paulo envolvidos com o tema", comentou.

Edmir Chedid declarou que pretende apresentar à Assembleia Legislativa proposições (Projetos de Lei, Projetos de Lei Complementar, requerimentos etc.) que sejam condizentes com a realidade dos pacientes, principalmente os de baixa renda que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). "Isso será possível a partir da sintetização de todos os dados apresentados pelos especialistas durante o seminário. A contribuição dos profissionais foi fundamental", explicou.

O parlamentar é autor da Lei 17.891, de 22/03/2024, que institui a Política Estadual de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de Apoio às Vítimas. A proposta, que tramitou em regime de urgência na Assembleia Legislativa, foi sancionada pelo governo do Estado. "Já avançamos um pouco; mas ainda é preciso ter mais benefícios para a comunidade", assegurou Edmir Chedid.

Evento

O "Seminário sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC): Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Reabilitação" contou com a participação dos médicos Elisabete Liso - da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo -, Joyce Maria Annichino Bizzacchi - presidente da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH) -, Rogerio Tuma, Sergio Belczak e Wagner Mauad Avelar.

Também participaram os fisioterapeutas Giovana Diaféria, Leticia Moraes Aquino - que representou o Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito-3), Ralf Braga Barroso e Samira Mercaldi Rafani. O seminário foi realizado no Auditório Teotônio Vilela do Palácio 09 de Julho - sede da Assembleia Legislativa - e reuniu mais de 200 participantes de todo o Estado. Pelo YouTube, o evento foi acompanhado por cerca de 380 internautas de diversos locais do país.

Frente Parlamentar

Para manter as discussões relacionadas ao tema, o deputado Edmir Chedid solicitou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a criação da Frente Parlamentar pelo Enfrentamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A finalidade é garantir a continuidade dos debates relacionados à promoção, ampliação e consequente manutenção de políticas públicas em benefício da comunidade.

"A Frente Parlamentar é a associação de deputadas e deputados, de caráter suprapartidário, destinada a promover, em parceria com os representantes da sociedade civil e de órgãos públicos, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o Estado de São Paulo relacionadas a um determinado setor; e, neste caso, relacionado ao enfrentamento do AVC", finalizou.


alesp