Projetos de assistência a estudantes e professores da rede pública de ensino progridem na Alesp
09/04/2024 18:21 | Educação | Da Redação - Foto: Carol Jacob



Os deputados da Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reuniram, nesta terça-feira (9), para deliberar uma pauta ordinária de 48 itens. Encerradas as discussões, 32 propostas receberam o aval dos parlamentares.
Ao final da reunião, a deputada Professora Bebel (PT), presidente da CEC, elogiou o trabalho dos membros presentes e valorizou o debate pelo aprimoramento da Educação no Estado.
"Quase todos os projetos foram aprovados de forma unânime. Independentemente de ideologias, acredito que todos os deputados aqui pensam no melhor para o ensino paulista", destacou.
Apoio
A coordenadora do Colegiado presenciou a concessão de aval a iniciativas de sua própria autoria. Entre elas, destaca-se o Projeto de Lei 1082/2023 que, caso seja aprovado na Alesp e sancionado pelo governador, passa a tornar obrigatória a existência de espaços destinados a uso exclusivo dos professores em toda a rede pública e oficial de ensino.
De acordo com Bebel, a infraestrutura atual de vários colégios não supre as necessidades diárias dos docentes. "O espaço para os professores é mais do que necessário, e diversas escolas não têm essa estrutura. Salas improvisadas, bibliotecas antigas ou ambientes pequenos não são o suficiente. Os mestres precisam de um lugar adequado para preparar as aulas, corrigir trabalhos e, principalmente, descansar e se alimentar no expediente", justificou.
PCDs
Também idealizado por Bebel, o Projeto de Lei 1080/2023, que visa estabelecer um parâmetro mínimo de repasse financeiro do Governo para as Associações de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), responsáveis pelo acolhimento de alunos cuja deficiência não permite a inclusão nas salas de aula do ensino regular, recebeu aval da Comissão e segue em tramitação na Casa.
"O atual repasse de verbas para as APAEs é muito irregular e atrasado, muitas vezes deixando as instituições no vermelho, endividadas. Elas cumprem um papel fundamental nas políticas de inclusão e atendimento a essas crianças, mas, para isso, o dinheiro precisa chegar da forma correta", afirmou a autora.
Outras propostas de inclusão e auxílio social autorizadas pelos deputados a seguir tramitação foram: o Projeto de Lei 900/2023, do deputado Márcio Nakashima (PDT), que determina a implantação de serviços de psicologia e assistência social nas escolas da rede pública estadual; e o Projeto de Lei 1023/2023, criado pela deputada Clarice Ganem (Podemos), que tem por objetivo assegurar a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnicos de nível médio e superior das instituições estaduais de ensino.
Segurança
Já com o objetivo de fortalecer os mecanismos de proteção aos ambientes escolares, o Projeto de Lei 248/2023, de autoria de Rafa Zimbaldi (Cidadania), foi mais um dos aprovados pelos parlamentares. Caso entre em vigor, a proposta passa a tornar obrigatória a instalação de botões de pânico em todas as escolas no perímetro do estado, para contato direto com a polícia em casos de emergência.
Na justificativa do projeto, o deputado cita o crescente número de atos de violência em escolas pelo País como um grave problema a ser combatido. "O botão de pânico é uma medida simples e eficiente para permitir o contato direto entre a escola e a polícia local em casos de emergência, garantindo uma resposta rápida e eficaz em situações de perigo. Além disso, a sua instalação pode ajudar a prevenir situações de risco, uma vez que a presença do equipamento pode inibir potenciais agressores", apontou Zimbaldi.
Novas disciplinas
Visando atualizar a grade curricular pedagógica no âmbito do Estado, duas medidas passaram pela aprovação da CEC, sendo elas: o Projeto de Lei 428/2019, de autoria do deputado Altair Moraes (Republicanos), cujo objetivo é incluir o ensino de técnicas de defesa pessoal no currículo escolar; e o Projeto de Lei 561/2023, de autoria do deputado Guto Zacarias (União), que busca adicionar a matéria de educação alimentar na grade curricular de educação básica das redes de ensino público e privado.
Atletas
Com a premissa de auxiliar os estudantes a conciliarem a carreira no esporte com a educação, a Comissão, por fim, concedeu aval ao Projeto de Lei 1639/2023. Elaborada pelo deputado Felipe Franco (União), a medida propõe autorizar o abono de falta aos estudantes e profissionais da educação, com reposição e/ou a compensação de conteúdo escolar aos estudantes da rede pública estadual de ensino, convocados para participarem de seleções estaduais, nacionais e/ou competições desportivas oficiais homologadas pelas Confederações e Federações dos Esportes Olímpico e Paraolímpico.
Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
- ILP leva experiência paulista em educação cidadã a fórum no Uruguai
- Lei determina presença de acompanhantes especializados para alunos autistas na rede de ensino em SP
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura realiza encontro para votar proposituras
- Comissão de Educação e Cultura dá aval a projeto de lei que altera composição de conselho estadual
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura realiza encontro para debater e votar proposituras
- Comissão aprova projeto que institui aulas de defesa pessoal para alunas
- Medida aprovada em comissão propõe nova disciplina na rede pública de ensino
- Plano Estadual de Educação é centro das atenções na Alesp
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações