Com Leis, Frente Parlamentar e Auxílio, Alesp reforça o compromisso de atuar pelas mães de SP
11/05/2024 20:49 | Dia das Mães | Giullia Chiara, sob supervisão de Talis Mauricio - Fotos: Arquivo Alesp e Freepick






Comprometida e atenta às demandas da sociedade, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tem se pautado, nos últimos anos, na defesa e no amparo às mulheres paulistas e paulistanas que enfrentam os desafios diários da maternidade. São projetos de lei e diversas outras ações que buscam garantias e direitos a todas elas. No Dia das Mães, celebrado neste domingo (12), a Casa reforça a missão de continuar avançando na criação de políticas públicas efetivas.
Um exemplo disso é a Frente Parlamentar de Apoio às Mães Atípicas, coordenada pelo deputado Atila Jacomussi (União). O Colegiado atua em defesa dos direitos das mães, crianças e adolescentes com deficiência.
"O nosso trabalho na Frente Parlamentar é colocar o foco nas mães. Afinal, quem cuida de quem cuida? Precisamos de políticas públicas que enfrentem os problemas da maternidade atípica, como apoio psicológico, rede de apoio e até mesmo ajuda financeira do Estado. Precisamos acabar com a invisibilidade social dessas mulheres", afirmou Jacomussi.
Composta por 39 deputados de diferentes áreas de atuação política, a Frente Parlamentar tem como objetivo promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e órgãos públicos ligados ao assunto, a discussão e o aprimoramento de políticas públicas voltadas para o cuidado das chamadas mães atípicas e seus filhos.
Em seu lançamento, em setembro do ano passado, ficou estabelecido que a Frente deve concentrar esforços, entre outros temas, na aprovação do Projeto de Lei 1.005/2023, que autoriza a criação de auxílio financeiro para as genitoras de filhos com alguma deficiência ou síndrome rara, com destaque para o autismo.
Próximos passos
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) deu aval, recentemente, ao projeto que institui o Auxílio Financeiro para Mães Atípicas ou Responsável Legal Atípico. A propositura é de autoria do deputado estadual Enio Tatto (PT), e tem como objetivo contemplar mães ou responsáveis legais que comprovem a necessidade dos cuidados em tempo integral, mediante apresentação de laudo médico que apresente o nível de autismo, deficiência ou doença rara do assistido.
"Essas mães que são vistas como heroínas ou guerreiras são, na maioria, mulheres cansadas, que estão adoecendo, pois lidam com o peso físico e financeiro do cuidado e com a dor de viver e lutar pela evolução de seus filhos. O projeto visa corrigir essa falta de atenção do Estado com as mães atípicas. Elas merecem ter dignidade diariamente, dando o mínimo de autonomia financeira através do auxílio", justificou o parlamentar sobre a autoria do projeto.
Após o parecer favorável da CCJR, o PL segue em tramitação, agora, na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais.
Luto materno
No último mês de março, o Parlamento Paulista também aprovou o Projeto de Lei n° 355/2019, de autoria conjunta, que obriga as redes pública e privada de Saúde a oferecerem leito ou ala separada para as mães de natimorto e mães com óbito fetal em hospitais e maternidades de São Paulo.
Com a justificativa de minimizar o sofrimento experimentado por mulheres em luto pela perda de seus filhos, levando em consideração o contraste com a felicidade das famílias pela chegada dos bebês, as salas especiais pretendem evitar o constrangimento de ambos os lados pelo conflito de emoções.
Uma das autoras do projeto, a deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol), já declarou ter sofrido um aborto espontâneo. Para ela, a experiência é mais um motivo para considerar de extrema importância a necessidade de permitir que mulheres tenham acolhimento e privacidade em um momento como esse.
Creche
Reinaugurado em outubro do ano passado, o Centro de Educação Infantil (CEI) Ibirapuera, uma parceria entre a Alesp e a Prefeitura de São Paulo, é mais uma conquista para as mães de São Paulo.
A creche fica localizada em um espaço dentro do Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia, e tem capacidade para atender 113 crianças de até de 3 anos e 11 meses de idade. No local, funcionava a antiga Creche do Legislativo. Agora, ela recebe, além de filhos dos parlamentares e trabalhadores da Alesp, as crianças de cidadãos em geral.
O espaço possui salas de aula, berçários, brinquedoteca, fraldário, lactário, sala de amamentação, parque externo e solário, além de refeitório, cozinha e salas administrativas.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações