Deputado apresenta emenda à LDO para garantir financiamento à Fapesp

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
13/05/2024 11:46 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Simão Pedro

Compartilhar:

Deputado Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324240.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Simão Pedro (PT) protocolou emenda ao projeto (PL 302/24 ) das Diretrizes Orçamentárias para 2025, enviado pelo governador Tarcísio de Freitas à Assembleia Legislativa, para que se mantenha a aplicação de 1% da receita tributária estadual, previsto nos artigo 271 da Constituição do Estado, ao orçamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A apresentação da emenda foi motivada em razão de o governo Tarcísio ter apresentado uma proposta ao PL 302/24 que resultaria em um corte de 0,3% nos recursos da fundação, representando um perda de cerca de R$ 600 milhões. Isso afetaria a produção científica e tecnológica no estado de São Paulo e no país

"A Fapesp é uma fundação de financiamento de pesquisa científicas tem sido amplamente reconhecida por seus critérios de excelência. É uma instituição que cumpre um papel fundamental no sistema científico e tecnológico no país. As universidades estaduais paulistas (USP, Unicamp e Unesp), as federais (Unifesp, UFABC, UFSCar e ITA) e as privadas no estado destacam-se nos rankings nacionais e internacionais de educação superior, isso deve-se ao financiamento da pesquisa feito pela FAPESP nessas universidades." ressalta Simão Pedro.


alesp