Para ampliar participação popular, Alesp e ILP lançam programa Democracia Jovem
15/05/2024 18:55 | Juventude | João Pedro Barreto - Fotos: Larissa Navarro








A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), lançou, nesta quarta-feira (15), o programa Democracia Jovem. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a participação da juventude de São Paulo no processo legislativo e na política como um todo.
"Essa é a Casa do Povo, mas boa parte da população não a conhece. O Democracia Jovem é mais um programa que temos para inserir a juventude dentro da Alesp, para que ela possa colocar suas opiniões e suas ideias e conhecer os deputados estaduais e como estão votando", disse o presidente da Alesp, André do Prado (PL), em evento realizado no Plenário Paulo Kobayashi.
Democracia Jovem
A presidente do ILP, Agnes Sacilotto, frisou que o lançamento acontece em uma data especial para a escola legislativa paulista. O dia 15 de maio é o Dia Nacional da Educação Legislativa, instituído pela Lei Federal 14.798, e foi marcado por eventos das escolas legislativas do país.
"É um projeto que tem dois pilares: o Alesp de Portas Abertas, que são as visitas monitoradas, que vão acontecer corriqueiramente com estudantes, e o Jovem Legislador, que é um curso online, gratuito e aberto a todos os jovens do estado e do país. Então, é totalmente democrático", explicou Agnes.
Para realizar uma visita monitorada no Parlamento Paulista, as escolas precisam se inscrever através do portal da Alesp. Em relação ao curso Jovem Legislador, as inscrições estão abertas a partir de hoje (15) e devem ser feitas por meio do portal do ILP, até o dia 30 de junho.
Voltadas a alunos do ensino médio, as aulas do Jovem Legislador começam no mês de agosto e vão tratar sobre o funcionamento da política no país e do processo legislativo, a dinâmica dos três poderes e a importância da participação popular na política.
A estudante Estela Fernandes, de 17 anos, participou da visita guiada com seus colegas nesta quarta e ressaltou a importância de conhecer o Parlamento Paulista. "Acho que essa visita foi muito boa para aumentar meu interesse na política, para conhecer como funciona o processo parlamentar, as votações das leis e para ver que não é algo inalcançável", contou a aluna da Escola Estadual Antonio Lerário, de Guararema. "É muito importante a gente se envolver e tomar a política para as nossas mãos, para realizar uma mudança verdadeira", finalizou a jovem.
Mais imagens do lançamento do programa Democracia Jovem:
Participação popular
No evento de lançamento, foi ressaltada a importância na participação política, principalmente, dos jovens paulistas. "Quando você traz a juventude, você renova as ideias. É muito importante vocês entenderem o que é uma casa de leis, porque não dá para nós criticarmos sem participar", disse o Secretário-Geral de Administração da Alesp, Murilo Macedo, no auditório lotado de estudantes.
Na mesma linha, o presidente André do Prado destacou a atuação do ILP em ampliar a participação popular na Assembleia. "Procuramos fazer com que o ILP seja mais inclusivo, para que possa chegar na ponta. Nós todos somos funcionários de vocês, da população, e queremos que vocês conheçam o nosso trabalho, para que possam cobrar o bom trabalho dos parlamentares", afirmou do Prado. O presidente também valorizou a existência de um bom debate e de pluralidade de ideias na Casa para a melhoria do estado de São Paulo.
Representando essa pluralidade e a oposição na Alesp, o líder do PT, Paulo Fiorilo, também enfatizou que esse debate plural deve ser formado pela população. "Essa é a Casa do Povo e o povo precisa se apropriar dessa Casa, em todos os momentos. Participar dos debates significa entender o que acontece aqui dentro", defendeu o parlamentar.
Assita ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações