20ª audiência do Orçamento, em Embu-Guaçu, tem destaque para Meio Ambiente e Agricultura

Comissão de Finanças da Casa ouviu munícipes da região Sudoeste da Grande São Paulo; também nesta sexta, parlamentares estarão em São Vicente, no Litoral, para mais uma audiência
17/05/2024 15:20 | Participação popular | Matheus Batista - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Audiência do Orçamento em Embu-Guaçu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324959.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência do Orçamento em Embu-Guaçu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324960.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324961.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Dr. Eduardo Nóbrega<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324962.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324963.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na manhã desta sexta-feira (17), no município de Embu-Guaçu, a 20ª audiência do ano organizada para discutir o Orçamento estadual para 2025. As reivindicações pelo desenvolvimento de ações para o Meio Ambiente e para a Agricultura foram destaques.

Representante da Região Metropolitana de São Paulo no calendário de audiências, Embu-Guaçu está a cerca de 50 quilômetros da Capital. O município integra também, junto com outras oito cidades, o Consórcio da Região Sudoeste da Grande SP (Conisud).

No encontro, promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, a população local manifestou a preocupação com ações de preservação ambiental e infraestrutura.

Moradora de Embu-Guaçu, Nádia Schulke solicitou recursos para a realização de obras no Parque Ecológico da cidade. "Temos uma preciosidade dentro do nosso município que não é, infelizmente, bem explorada, porque não temos a verba do Estado para que ela seja", disse. Na ocasião, Nádia ainda apresentou números do parque nos últimos anos. "Metade da nossa população não tem acesso a esse equipamento tão importante de fomento à sustentabilidade", completou.

Já Carlos Alberto Pinheiro, que também é munícipe de Embu-Guaçu, falou sobre a bacia hidrográfica do Guarapiranga e levou propostas de desenvolvimento econômico sustentável para a cidade. Entre elas a ampliação de ferrovias e a criação de usinas de reciclagem. "A nossa região é considerada bolsão de pobreza da Região Metropolitana de São Paulo. É importante ter desenvolvimento que gere emprego e renda sem agressão do meio ambiente", afirmou.

Outro ponto de atenção da audiência foram os impactos causados pelas mudanças climáticas na região. "Nas últimas chuvas de verão, Embu-Guaçu sofreu muito com os alagamentos e os desmoronamentos. Pedimos que entre no Orçamento o subsídio às regiões de mananciais, principalmente para o escoamento dessa água que atinge a cidade", disse o munícipe Carlos Tato. "Está mais do que na hora de a gente aprender com as tragédias e levar a sério essa pauta do meio ambiente", afirmou.

Confira mais imagens da audiência:

Aud. Publ. Embu Guaçu (17/05/2024)

Agricultura

O morador Reginaldo Silvestre levou aos parlamentares o pedido por recursos para a logística de escoamento de produção de agricultores da região e solicitou o asfaltamento de estradas vicinais que ligam Embu-Guaçu às cidades vizinhas.

"[Embu-Guaçu] é uma cidade distante das rodovias estaduais e federais, e isso dificulta muito o transporte dos nossos produtores. Temos uma área muito extensa de estradas de terra", disse Silvestre.

Já Donato Cutrone, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Estado, solicitou a inclusão de mais investimentos para a agricultura familiar no Orçamento estadual. "Nós temos uma extensão rural hoje altamente arcaica, há décadas estamos isentos de projetos junto à Secretaria de Agricultura no Cinturão Verde", disse. "Hoje não temos reforma agrária para pequenos produtores familiares e eles sofrem com isso porque não têm onde plantar", completou.

Recursos da CFOP

Ao final da reunião, a Comissão de Finanças da Casa, representada pelos deputados Gilmaci Santos (Republicanos), Enio Tatto (PT) e Dr. Eduardo Nóbrega (Podemos), anunciou a inclusão de R$ 2,5 milhões para os municípios do Conisud no Orçamento estadual.

O valor anunciado será incluído na peça orçamentária e será destinado para ações em infraestrutura e para a recuperação do Parque Ecológico de Embu-Guaçu. O Orçamento será votado ao final do ano pelo Plenário da Alesp.

O Orçamento

Entre os meses de março, abril e maio, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 25 cidades de diferentes regiões do estado para consultar, diretamente com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas. O valor estimado do Orçamento Estadual para o próximo ano é de R$ 352 bilhões.

Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:


alesp