Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, Governo sanciona programa das escolas cívico-militares
27/05/2024 18:30 | Aprovado na Alesp | Matheus Batista - Fotos: Governo de São Paulo



O governador Tarcísio de Freitas sancionou, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (27), no Palácio dos Bandeirantes, a Lei que cria o Programa Escola Cívico-Militar na rede pública de ensino. O projeto havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na última semana.
O novo programa prevê que as escolas cívico-militares manterão um núcleo civil, responsável pela gestão pedagógica e administrativa, e um núcleo militar, que fará o desenvolvimento de atividades extracurriculares de natureza cívico-militar, bem como garantir a segurança e a disciplina dentro das unidades.
O modelo poderá ser adotado em escolas a serem construídas ou em unidades já integrantes da rede. Antes de qualquer implementação, contudo, serão realizadas consultas públicas prévias - e com a devida publicidade - para que a comunidade tenha o poder de decidir se aceita o modelo.
"Essa iniciativa está alinhada ao Plano Estadual de Educação, na meta 7, que versa sobre a melhoria do ambiente e do clima escolar. É uma iniciativa altamente democrática", disse o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Educação, Vinícius Neiva. "A escola cívico-militar vem para incrementar o portfólio de escolas que estão na rede pública", afirmou Neiva.
Trabalho da Alesp
A proposta deu entrada na Casa em março deste ano e, no período em que esteve em tramitação, foi debatida pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e foi tema de uma audiência pública com a população. O projeto foi aprovado pelo Plenário com 54 votos favoráveis e 21 contrários.
"Nós líderes achávamos importante fazer uma audiência pública para detalhar mais o projeto e tirar as dúvidas. Foi uma audiência muito produtiva, trazendo experiência de municípios e mostrando o resultado na prática", disse o presidente da Alesp, deputado André do Prado (PL).
"Precisávamos sair da zona de conforto e colocar opções para os pais, mexer com a questão pedagógica e mexer com a estrutura física. São Paulo tem que conduzir e, então, tem que ser a primeira em educação", ressaltou o presidente da Casa.
Sanção
Durante a assinatura de sanção da nova lei, o governador Tarcísio de Freitas reconheceu o trabalho dos parlamentares estaduais. "São temas que vão deixar um legado para o Estado, e a Assembleia tem enfrentado com muita coragem. A Assembleia tem proposto, tem provocado, tem ajudado e aperfeiçoado o que vem do Executivo", afirmou.
A cerimônia contou com a participação de parlamentares da Alesp, além de secretários estaduais, deputados federais e prefeitos paulistas.
Representando a Alesp, estiveram presentes os deputados e deputadas Tenente Coimbra (PL); Conte Lopes (PL); Thiago Auricchio (PL); Dirceu Dalben (Cidadania); Helinho Zanata (PSD); Rui Alves (Republicanos); Gilmaci Santos (Republicanos); Altair Moraes (PL); Oseias de Madureira (PSD); Rafael Saraiva (União); Dani Alonso (PL); Letícia Aguiar (PP); Alex Madureira (PL); Vitão do Cachorrão (Republicanos); Dr. Eduardo Nóbrega (Podemos); Tomé Abduch (Republicanos); Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos); Major Mecca (PL); Edna Macedo (Republicanos); Capitão Telhada (PP); e Carla Morando (PSDB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações