Parlamentar reitera apoio à campanha Junho Vermelho no Estado de São Paulo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
03/06/2024 12:17 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

 Junho Vermelho estimula doação de sangue<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg326539.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (União) reiterou seu apoio à Campanha Junho Vermelho, instituída para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. A iniciativa, realizada por instituições públicas e privadas, tem em vista atrair mais doadores voluntários às unidades de saúde, principalmente às localizadas no interior e litoral.

Para doar sangue, a pessoa deve estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 anos e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

"Este procedimento é feito com bastante segurança, uma vez que são adotadas todas as medidas de prevenção para evitar a propagação do vírus, sem risco para os doadores. Além de ser um gesto de amor, é uma forma de colaborar com as unidades de saúde, tanto públicas quanto privadas, que dependem do sangue para diversos procedimentos que salvam vidas", comentou.

Segundo o parlamentar, as unidades de saúde do Estado de São Paulo registram uma baixa considerável em seus estoques. "Em alguns locais a situação é muito preocupante. Por isso, reiterei meu apoio à Campanha Junho Vermelho; e reiterei meu pedido para que todos os cidadãos procurem as unidades de saúde para doar sangue. Afinal, nesse momento, o apoio da comunidade tem sido fundamental aos hospitais e Santas Casas de Misericórdia", disse.

Mais informações:

Pró-Sangue - Hemocentro de São Paulo

Doações

A Secretaria de Estado de Saúde possui um canal de atendimento voltado exclusivamente para a população com as principais informações sobre a doação de sangue, os requisitos básicos, os endereços dos postos de coleta e também os horários de atendimento. Para isso, basta clicar em:

https://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/gestor/homepage-old2/acesso-rapido/grupo-de-sangue-componentes-e-derivados-hemorrede/locais-para-doacao-de-sangue-no-estado


alesp