José Gomes da Silva, expoente na luta pela Reforma Agrária e contra a fome, recebe homenagem

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
12/06/2024 16:58 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Simão Pedro

Compartilhar:

Ato Solene em homenagem a José Gomes da Silva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg327823.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O dia 12 de junho marca o centenário de nascimento de José Gomes da Silva. O Instituto Fome Zero decidiu reunir documentos históricos, depoimentos de personalidades, amigos e companheiros de militância no Acervo de José Gomes da Silva, onde estão disponíveis livros, textos, matérias e entrevistas, além de produções de terceiros acerca de sua obra. (https://ifz.org.br/acervo-jose-gomes-da-silva/)

O seu centenário de nascimento também será celebrado em ato solene na Assembleia Legislativa de São Paulo no dia 20 de junho de 2024. O evento, organizado em parceria com o deputado estadual Simão Pedro (PT), vai reunir familiares e amigos no Plenário José Bonifácio.

José Gomes da Silva se definia como "um profissional da terra, um engenheiro agrônomo, que viu na questão fundiária um eixo fundamental do desenvolvimento do país, e está convencido disso". Ele dedicou sua vida em defesa da reforma agrária e na garantia da segurança alimentar para todos. Em seu discurso de posse na presidência do Incra, em 1985, afirmou que "a nação moderna que o Brasil pretende ser não pode construir uma indústria de ponta em cima de uma multidão de 'bóias-frias'".

Zé Gomes, como era conhecido, esteve ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva, em 1991, no Governo Paralelo. Juntos lançaram uma cartilha com uma Política Nacional de Segurança Alimentar. Sob o enfoque do documento, a questão alimentar e nutricional tornando-se alvo de uma política global de governo.

O texto considerou a estreita articulação existente entre a Política Nacional de Segurança Alimentar proposta e outras políticas alternativas propostas pelo Governo Paralelo, já apresentadas à sociedade brasileira, especialmente a Política de Emprego e Salários, a Política Agrícola e o Plano Nacional de Reforma Agrária.

Serviço:

Dia: 20/06

Local: Assembleia Legislativa de São Paulo-Plenário José Bonifácio

Horário: 19h

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera


alesp