Rodovias: deputado reitera preocupação e lamenta morosidade do governo estadual
14/06/2024 11:13 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

O deputado Edmir Chedid (União) voltou a lamentar a morosidade do governo estadual e a demonstrar sua preocupação acerca da implantação de políticas públicas que resultem em benefícios e melhorias para o sistema viário do Circuito das Águas e da Região Bragantina. A apreensão do parlamentar foi reiterada na quarta-feira (08) para o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, durante uma reunião realizada em São Paulo.
Entre as diversas reivindicações, o parlamentar destacou a necessidade de duplicação da SP-008 (Rod. Cap. Bardoíno), que interliga Bragança Paulista a Socorro - com acesso para Pedra Bela e Pinhalzinho -, considerada fundamental ao desenvolvimento dos municípios. Além disso, falou sobre a preocupação com a SP-063 (Rod. Alkindar Monteiro Junqueira), entre Bragança Paulista e Itatiba, principal acesso dos municípios para a SP-065 (Rod. D. Pedro I).
Quanto à SP-008, o deputado Edmir Chedid lembrou que a duplicação deveria ter sido iniciada após o processo licitatório; o trâmite, no entanto, foi prejudicado em razão de uma empresa que contestou o resultado desse processo na Justiça. "O governo estadual está avançando nessa área (...). Mas é uma pena que na nossa região estas iniciativas ainda demoram para acontecer; iniciativas que simplesmente mudam e atrasam o desenvolvimento", disse.
As iniciativas citadas pelo parlamentar se referem ao planejamento de programas e projetos que visam a execução de obras e serviços em rodovias. "A duplicação da SP-008, por exemplo, deveria ter sido realizada pelo próprio governo. Agora, temos a confirmação de que as atividades serão executadas pela iniciativa privada a partir do processo de concessão das rodovias do Circuito das Águas e da Região Bragantina, que poderá durar três anos", acrescentou.
Na ocasião, o parlamentar lembrou que os investimentos nas rodovias da região haviam sido confirmados pelo próprio governo estadual. "Vamos continuar cobrando os secretários e o governador [Tarcísio de Freitas] pela promessa feita para todos nós da região sobre a segurança das rodovias. Isso não pode ficar assim, é muito ruim. O governo precisa entender que algumas obras e serviços são urgentes e algumas coisas precisam ser equacionadas agora."
Secretaria
A Secretaria de Estado de Parcerias em Investimentos (SPI) foi instituída a fim de atrair investimentos e oportunidades para a geração de emprego e renda ao Estado. Atualmente, seu principal programa é o de Parcerias de Investimentos (PPI-SP), que envolve os projetos prioritários do governo qualificados para serem concedidos à iniciativa privada na forma de concessões - Parcerias Público-Privadas (PPP) - e desestatização de empresas do governo estadual.
"As atividades estão bastante lentas. Por isso, a cobrança na Assembleia Legislativa (Alesp) não para; continuará firme e forte com o apoio de outros deputados que pensam como eu (...). Está muito demorado, muito estudo e pouca solução dos problemas. Continuaremos cobrando insistentemente o governo estadual para os benefícios serem implantados e implementados em benefício da comunidade e dos turistas que frequentam a região", afirmou.
Concessão de Rodovias
O projeto de concessão de rodovias qualificadas pelo Programa de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) corresponde a um trecho com cerca de 1,8 mil km no Circuito das Águas e na Região Bragantina. Os estudos instituídos para a concessão de rodovias, no entanto, serão concluídos somente no fim deste ano. "O governo estadual deveria ter consultado a comunidade antes de mudar o que já estava determinado à região", finalizou Edmir Chedid.
O processo de concessão de rodovias, denominado pelo governo estadual como Projeto Circuito das Águas, estima que 379 km de pistas de rolamento sejam transferidos à iniciativa privada por meio de um contrato de 30 anos. Neste lote, estão a SP-008, com 48 km de extensão, e a SP-063, com 38,5 km, assim como a SP-095 (Rod. João Beira), entre Amparo e Jaguariúna, com 31,8 km.
Também integram o projeto a SP-107 (Rod. Pref. Aziz Lian), entre Amparo e Santo Antônio de Posse, com 27,4 km; SP-147 (Mons. Clodoaldo de Paiva), entre Lindoia e Mogi Mirim, com 39,4 km; SP-324 (Rod. Miguel Melhado Campos), entre Vinhedo e Viracopos, com 14,4 km; SP-340 (Rod. Gov. Adhemar de Barros), entre Campinas e Mogi Guaçu, com 42,2 km; SP-354 (Rod. Edgar Máximo Zamboto), entre Jarinu e Campo Limpo Paulista, com 41,4 km; e a SP-360 (Rod. Eng. Constâncio Cintra e Rod. Eng. Geraldo Mantovani), com 96,1 km de extensão.
Esse lote prevê cerca de 127 km de duplicação, 60 km de faixas adicionais em pista dupla e 23 km de vias marginais, além de faixas adicionais em pista simples.
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