Diretores já podem pedir inclusão no programa de escolas cívico-militares

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
21/06/2024 16:03 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Tenente Coimbra

Compartilhar:

Deputado Tenente Coimbra <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg328980.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Tenente Coimbra ressalta que esta etapa é fundamental para a adesão ao sistema

O programa paulista de escolas cívico-militares entra em uma nova fase. A partir desta sexta-feira (21), os diretores de unidades educacionais interessados em adotar o novo modelo poderão solicitar a inclusão de seus colégios no sistema. Principal entusiasta da pauta na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado estadual Tenente Coimbra afirmou que esta etapa é fundamental.

"Conforme a lei, a adoção deste modelo é voluntária. Então, para que seja feita a transição de uma escola tradicional para o formato cívico-militar, é necessário que o diretor manifeste seu desejo pela mudança à Secretaria de Educação. Somente assim, a unidade poderá ser adequada", disse.

Coimbra, que presidi a frente parlamentar que tratou do tema, também frisou que, depois de os diretores se posicionarem, será feita uma análise, determinando em quais localidades o programa vai ser, de fato, implementado. "A escola cívico-militar só vai chegar onde há gente favorável. Portanto, é preciso aproveitar a consulta aberta, para confirmar a vontade de adotar o sistema".

O deputado foi o criador do projeto de lei, aprovado mês passado, que instituiu o formato educacional em São Paulo. Inicialmente, a previsão é de que 100 unidades sejam adaptadas. Há a intenção de que parte destes colégios estejam em locais de vulnerabilidade e/ou com baixo aproveitamento educacional.


alesp