Audiência pública na Alesp discute alternativas para o descarte de animais

Proposto pelo deputado Carlos Giannazi (Psol), evento apresentou tecnologias viáveis para evitar maus-tratos aos pintinhos e bezerros na indústria alimentícia
01/07/2024 15:30 | Defesa Animal | Fagner Moura - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Audiência pública discute descarte de animais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Federal Luciene Cavalcante<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vânia Nunes: tecnologias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330041.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carla Lettieri: sofrimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330043.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, na sexta-feira (28), uma audiência pública para discutir alternativas para o descarte de animais pela indústria alimentícia. Organizado pelo deputado Carlos Giannazi (Psol), o evento recebeu especialistas e organizações sociais que atuam em defesa do direito animal.

Giannazi é autor de duas proposituras que tratam sobre o descarte de animais. O Projeto de Lei n° 410/2023 proíbe a prática em pintinhos recém-nascidos, a partir da tecnologia de sexagem em ovo. Já o Projeto de Lei nº 210/2023 proíbe o descarte de bezerros machos e fêmeas na cadeia produtiva do leite.

"Esses projetos foram construídos coletivamente com o movimento de defesa do bem-estar animal. O descarte ocorre quando esses animais não possuem valor econômico para a indústria", explicou o parlamentar.

Os projetos tramitam na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp.

A deputada federal Luciene Cavalcante (Psol-SP) também participou da audiência. Ela citou o Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados (783/2024) que trata sobre o fim do descarte e da trituração dos pintinhos machos na indústria dos ovos. "Precisamos demonstrar que esse projeto é importante para que ele seja pautado na Comissão do Meio Ambiente da Câmara para ser aprovado", concluiu ela.

Crueldade

O descarte pode ser evitado a partir da adoção de tecnologias que eliminam o sofrimento dos animais. Carla Lettieri, diretora executiva da Animal Equality, defende que haja maior conscientização por parte da indústria. "Os pintinhos machos são abatidos de forma cruel no primeiro dia de vida. Na indústria de leite são os bezerros machos. É preciso trazer inovações que possam eliminar essa prática", disse ela.

Vânia Nunes, médica veterinária e diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, também sugere tecnologias para minimizar sofrimentos. "No caso dos pintinhos, há equipamentos disponíveis que facilitam o reconhecimento do sexo do animal ainda no ovo. No caso dos bezerros pode ser realizada a seleção do embrião, favorecendo o nascimento de bezerros fêmeas", explicou.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:



Mais imagens: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720318392165

alesp