Deputada participa de lançamento de programa em parceria com o Sebrae-SP

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
12/07/2024 15:17 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Carla Morando

Compartilhar:

Deputada Carla Morando (PSDB)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento de lançamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada estadual Carla Morando participou, na quarta-feira (10), do lançamento da ferramenta inédita no município de São Bernardo do Campo voltada ao fomento do empreendedorismo municipal. Realizado pela Prefeitura, o programa São Bernardo do Campo Cidade Empreendedora tem parceria com o Sebrae-SP que, por meio da metodologia Empretec, irá impactar positivamente 210 pessoas em seminários com enfoque no desenvolvimento comportamental. Ao todo, o programa demanda investimento de R$ 300 mil por parte da Administração Municipal.

"Mais uma vez São Bernardo sai na frente e oferece de forma inovadora o maior programa de formação empreendedora do mundo em parceria com o Sebrae-SP. É uma grande satisfação participar do lançamento do programa, uma ação da Prefeitura que impactará pessoas por meio da metodologia Empretec, seminário voltado à transformação comportamental", disse a deputada que coordena a Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo na Alesp.

Principal programa de formação de empreendedores do mundo, o Empretec é um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovido em 40 países. O programa propõe uma imersão de seis dias - 60 horas de capacitação - para trabalhar os seguintes comportamentos empreendedores: busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos, e independência e autoconfiança.

"O desenvolvimento econômico de São Bernardo passa pelo empreendedorismo. Somente nos últimos sete anos, as ações e programas conjuntos, entre Prefeitura e Sebrae-SP, via Sala do Empreendedor, já resultaram na realização de quase 400 mil atendimentos em atividades de orientação empresarial, acesso a novos mercados, implantação de tecnologias, inovação e acesso ao crédito", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Fernando Longo.

Vinicius Agostinho da Nóbrega, gerente regional do Sebrae-SP, citou que, ao todo, foram realizados quase 3.000 treinamentos graças aos convênios junto ao Executivo Municipal. "Pesquisa de impacto do Sebrae mostra que as empresas atendidas em 2023 tiveram um aumento médio de 12,8% no faturamento e 23% na produtividade. Com o Empretec, os empreendedores poderão alavancar ainda mais seus negócios", citou.

Os empreendedores interessados em participar podem se inscrever pelo link https://forms.gle/ocUn7n2g4Lu9Ucn7A. Os 210 participantes selecionados serão divididos em sete turmas, com formações realizadas entre os meses de julho e setembro. O público-alvo do programa são moradores de São Bernardo maiores de 18 anos com ensino fundamental completo, que possuam um negócio já em funcionamento ou que pretendam abrir um novo negócio.


alesp