Campinas 250 anos: uma cidade líder no Brasil
12/07/2024 17:39 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Neste domingo, 14 de julho, Campinas completa 250 anos. É uma data para celebração, para todos que admiram essa cidade que tem brilhado no cenário estadual e nacional e que há 24 anos lidera uma importante região metropolitana, justamente a Região Metropolitana de Campinas (RMC). De fato, Campinas tem uma trajetória da qual todo brasileiro pode se orgulhar. Vários nomes importantes da história brasileira têm suas biografias ligadas a Campinas, a começar por Hércules Florence, um cientista e artista de origem francesa que acabou se radicando na cidade e que é considerado o "pai da fotografia", por suas experiências na longínqua década de 1830.
Outro inventor fundamental para a vida moderna, o padre Landell de Moura, foi pároco em Campinas no final do século 19. Ele é considerado por muitos especialistas como o verdadeiro inventor do rádio, antes das experiências do italiano Guilhermo Marconi.
Também temos os nomes do legítimo campineiro, Antonio Carlos Gomes, maestro e compositor que se projetou na Europa também no século 19, e o de Alberto Santos Dumont, mineiro que estudou em Campinas, no Colégio Culto à Ciência, muito antes de se tornar o "pai da aviação".
Esses nomes seriam suficientes para destacar Campinas como um dos principais polos de criatividade do Brasil e da América Latina. Mas a cidade se projetaria muito mais por seu polo de ciência e tecnologia, inaugurado com o Instituto Agronômico, de 1887. Depois da criação da PUC-Campinas e da Unicamp, outros centros de pesquisa e desenvolvimento se instalaram em Campinas, como base do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação de hoje, um dos mais vibrantes do continente.
Um exemplo muito claro é o Projeto Sirius, instalado em Campinas e que é um dos mais modernos aceleradores de partículas do mundo. As pesquisas desenvolvidas no Sirius, que representa o projeto científico que exigiu o maior volume de investimentos da história do Brasil, contribuirão com importantes avanços em várias áreas, de energias renováveis à medicina, da agroindústria à proteção ambiental. De forma interconectada ao Sírius, também funcionará em Campinas o principal laboratório de biossegurança máxima do Brasil, o Orion, que começou a ser construído e é fruto de uma demanda originada na pandemia de Covid-19. Com o Orion, o Brasil passará a ter condições de isolar e estudar microrganismos, como base por exemplo para a produção de vacinas para as mais diversas doenças.
Mas Campinas é muito mais, sendo por exemplo um polo logístico de fundamental relevância para o estado e o país. Essa vocação logística começou com as ferrovias do século 19, sobretudo a Companhia Paulista e a Companhia Mogiana, e depois prosseguiu com as grandes rodovias e o Aeroporto Internacional de Viracopos.
Com todo esse vigor, Campinas lidera a RMC e contribuiu muito para que a região seja uma das mais prósperas do Brasil, sempre atraindo investimentos para empresas de alta tecnologia em vários setores. Com seus mais de 3 milhões de moradores, sendo mais de 1 milhão morando em Campinas, a RMC é, na prática, um "pequeno país", com PIB inclusive superior ao de muitas nações.
Tenho a honra de, por meio do meu mandato parlamentar, estar contribuindo com o desenvolvimento da região metropolitana liderada por Campinas. Nosso olhar atento para a retomada do transporte ferroviário no estado, com projetos como o Trem Intermunicipal, é uma das comprovações de que estamos trabalhando muito pela continuidade do crescimento econômico com geração de renda e emprego para milhares de cidadãos. Campinas é um farol e continuará iluminando a região ao completar dois séculos e meio de vida. Parabéns Campinas, parabéns RMC, contem sempre com o meu mandato.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações