Por intercâmbio econômico e cultural, Alesp celebra os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil

Sessão Solene destaca contribuição germânica para o desenvolvimento brasileiro, em especial para o estado de São Paulo; evento comemorativo na Alesp foi promovido pelo deputado Paulo Fiorilo
13/08/2024 17:07 | Relações Internacionais | Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Romeo e Bruna Sampaio

Compartilhar:

Sessão Solene realizada no Plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332159.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Paulo Fiorilo, membro da CRI da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332160.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão contou com representantes diplomáticos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332161.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene realizada no Plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332141.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição no Hall Monumental da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332162.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em Sessão Solene promovida nesta segunda-feira (12), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo celebrou o bicentenário da imigração alemã no Brasil. De acordo com os registros históricos, os primeiros 39 colonos desembarcaram em 1824 na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, marcando o início desse movimento migratório.

O evento comemorativo na Alesp foi promovido pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da Alesp. O parlamentar destacou o papel fundamental dos imigrantes germânicos para a cultura e a economia brasileira e, em especial, para o estado de São Paulo.

"Os imigrantes trouxeram consigo não apenas suas tradições e seus costumes, mas uma força de trabalho incansável e uma visão inovadora que contribuíram para o desenvolvimento das regiões em que se estabeleceram. Eles ajudaram a transformar o interior paulista em um celeiro de produção, introduzindo novas técnicas agrícolas e cultivando uma diversidade de culturas que até hoje são pilares da economia paulista", destacou Fiorilo.

A solenidade contou com alunos de colégios e representantes de diversas instituições alemãs, além de descendentes da comunidade germânica presentes no Brasil. "Meus avós são alemães, então sou testemunha viva dessa história", citou Marcelo Streifinger, secretário estadual de Administração Penitenciária de São Paulo.

Para a cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg, a data é um momento de comemorar a amizade e a simpatia entre os povos, além de firmar compromissos no enfrentamento aos desafios futuros do planeta. "As conexões entre nossos países são mais fortes do que nunca. Somos parceiros estratégicos e queremos, juntos, enfrentar os grandes desafios do futuro, como parceiros nas áreas de inovação e tecnologia, pesquisa, economia, mudanças climáticas, cultura e desenvolvimento", pontuou.

A Sessão Solene contou, também, com a presença da secretária municipal interina de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, Maria Auxiliadora Figueiredo; da embaixadora Irene Vida Gala, subchefe do Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo; além de cônsules e representantes diplomáticos de outros países.

Exposição

A Alesp recebe também, entre os dias 12 e 16 de agosto, a exposição "Jornada para o Brasil: História das migrações de povos de língua alemã", que conta a trajetória dos migrantes falantes do alemão no Brasil, assim como suas contribuições e tradições.

Com visitação gratuita, a exposição está no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, sede da Alesp, na Avenida Pedro Alvares Cabral, 201, Moema.

A curadoria da exposição é uma parceria entre o Prof. Dr. Martin N. Dreher, membro do Instituto Histórico de São Leopoldo, Erny Mügge, da editora Oikos, e o Instituto Martius-Staden.

Assista à Sessão Solene, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Galeria de fotos: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720319488282


alesp