Deputada propõe inclusão da Feira da Reforma Agrária no calendário turístico do estado
16/08/2024 16:08 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Ana Perugini

Projeto de lei apresentado pela deputada à Alesp busca dar mais visibilidade ao evento regional para ampliar a comercialização de produtos da agricultura familiar
A deputada estadual Ana Perugini propôs à Assembleia Legislativa a inclusão da Feira Cultural Rural da Reforma Agrária no Calendário Turístico do Estado de São Paulo. A feira ocorre uma vez ao ano, sempre na 1ª quinzena de setembro, em Campinas.
Para a deputada, a medida é uma importante ferramenta de divulgação, uma vez que o evento passaria a constar na lista das principais atividades regionais no estado afora, por meio do site www.turismo.sp.gov.br/agenda-eventos-turisticos. O dispositivo permite a visualização do evento por turistas de todo o estado e de fora dele, possibilitando uma maior visitação e, por conseguinte, maior consumo dos produtos.
O projeto de lei 542/2024 foi protocolado no dia 8 de agosto e será avaliado pelas comissões do parlamento paulista antes de seguir para votação em plenário.
POR QUÊ?
Conforme o Censo Agropecuário de 2018, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 76,8% dos estabelecimentos agropecuários do Brasil são de agricultura familiar.
Esse dado evidencia a importância desse setor para o abastecimento alimentício do país e, consequentemente, da Região Metropolitana de Campinas.
Assim sendo, o fortalecimento de iniciativas que exaltem o setor, como a própria feira, é importante ferramenta para avanço da agricultura familiar.
"A Feira Cultural Rural é um ponto de encontro para a troca de saberes e experiências entre os agricultores. Ela preserva tradições, técnicas agrícolas ancestrais e conhecimentos transmitidos de geração em geração. Ao incluí-la no calendário turístico, reconhecemos e valorizamos essa riqueza cultural", diz trecho do projeto.
O texto destaca ainda que a "feira atrai visitantes interessados em conhecer a vida no campo, os produtos locais e a cultura rural. Essa movimentação turística beneficia não apenas os agricultores, mas também a economia da região. Além disso, promove o turismo sustentável, incentivando práticas que respeitam o meio ambiente e a biodiversidade."
AGRICULTURA FAMILIAR
É também de autoria de Ana Perugini o projeto de lei 1.408/2023, que desonera o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para agricultores que produzem apenas vegetais orgânicos.
Protocolado no ano passado, o texto teve aval da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp no dia 7 de agosto.
Segundo a deputada, o PL visa facilitar o acesso da população a alimentos saudáveis, reduzindo a incidência de doenças e, consequentemente, o gasto público com saúde. Adicionalmente, o PL tem potencial para fortalecer a produção, uma vez que a desoneração alivia os caixas dos pequenos produtores e permite aplicar os recursos na expansão de suas respectivas atividades agrícolas.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Deputada participa de seminário sobre paternidade responsável na Alesp
- Deputado participa das comemorações dos 199 anos de Tatuí
- Regras que prejudicam a pesca artesanal podem reduzir atividade
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações