Com presença de parlamentares da Alesp, Governo lança projeto para nova sede na região central de SP

Novo centro administrativo será instalado no bairro Campos Elíseos; com a mudança, Executivo prevê revitalização e mais segurança para a população da Capital
27/08/2024 18:44 | Centro Administrativo | Da Redação - Foto: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar:

Escritório vencedor será responsável por nova sede<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg333255.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da Alesp participaram do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg333256.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Governo planeja revitalização do centro de SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg333299.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Governo Estadual apresentou, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (26), o projeto para construção da nova sede administrativa na região central da Capital. Escolhido por meio de um concurso público, o escritório responsável pela obra foi anunciado durante o evento, que contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado.

O novo centro administrativo do Executivo será construído no bairro Campos Elíseos, no Centro da cidade de São Paulo. O projeto final, que deve integrar a gestão do Governo e das demais Pastas do Estado, ficará a cargo da empresa Ópera Quatro, vencedora do certame entre outros 43 escritórios.

"É muito melhor ter toda a Administração concentrada no [bairro] Campos Elíseos, em um esquema de Parceira Público-Privada, do que gerir 60 prédios que é o que nós temos hoje. É uma economia que vamos fazer", afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Com a mudança de sede, o Governo prevê mais eficiência para a administração pública e a revitalização da região central da cidade, oferecendo mais segurança e espaços públicos para a população paulista.

"É um projeto sensível e que vai modificar o espaço urbano. A gente acredita na revitalização e vai reestabelecer a dignidade das pessoas que vivem e trabalham no Centro", disse o governador.

"É importantíssimo devolver o Centro para o cidadão paulista e paulistano, gerando desenvolvimento para São Paulo. O projeto vai dar mais eficiência para a Administração e, com isso, melhorar o atendimento para a população que está na ponta", declarou o presidente da Alesp, André do Prado.

O deputado Gilmaci Santos (Republicanos), líder do Governo na Alesp, também participou da cerimônia. "É a mudança que tem que acontecer para mudar a degradação do Centro. O Governo do Estado está transformando a história por completo e esperamos que esse projeto aconteça o mais rápido possível", disse o parlamentar.

Próximos passos

O investimento estimado para realização das obras é de R$ 3,9 bilhões. O empreendimento será viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), e o leilão está marcado para 2025. Antes disso, o Governo Estadual deve realizar audiências públicas com a população local.

"O que mais queríamos para o projeto era deixar um legado para a cidade. Um projeto para não só abrigar o Governo, mas também de revitalização do Centro. Vamos ter muita diversidade, um térreo público e amplo para as pessoas usufruírem e uma diversificação do uso dos espaços", afirmou o arquiteto do escritório Ópera Quatro, Pablo Chakur.

alesp