Alesp promove 22ª Semana da Saúde, ação dedicada a promover qualidade de vida e saúde mental em SP
27/08/2024 19:46 | Exemplo | Da Redação - Fotos: Marco A. Cardelino e Carol Jacob





Sempre atenta ao bem-estar e à saúde da população, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promove, a partir desta terça-feira (27), a 22ª Semana da Saúde. Organizada pela Divisão de Saúde e pelo Departamento de Recursos Humanos, a ação é aberta a deputados, servidores ativos e aposentados, terceirizados e estagiários.
"A Semana da Saúde é legal porque dá visibilidade para a nossa divisão e chama o servidor a prestar atenção para si mesmo, para sua saúde física, mental ou bucal", comenta a gestora da Divisão de Saúde, Janaína do Amaral. Ela explica que, apesar de a Divisão prestar atendimentos todos os dias, eventos como este têm mais adesão dos funcionários da Casa.
A Semana da Saúde é uma tradição que perdura há quase 25 anos na Alesp. Promovido desde 2001, o evento está voltando em 2024 após três anos de hiato causado pela pandemia. Um de seus principais objetivos é passar uma mensagem geral para a população sobre a importância da realização de exames preventivos.
Neste ano, o tema escolhido para a ação é "Qualidade de vida e saúde mental". Entretanto, outros tipos de atendimentos estão sendo realizados para os funcionários da Casa, com avaliações oftalmológicas e aferição de pressão arterial, glicemia e colesterol.
"A gente estar aqui pode encorajar mais as pessoas a procurarem atendimento, porque, muitas vezes, elas podem se sentir acanhadas ou pouco confortáveis de buscar ajuda médica na Divisão de Saúde. Esse evento dá essa aproximação, uma outra abordagem com os pacientes e com o público da Alesp", comenta uma das médicas da Assembleia, Gabriela de Arantes Silva.
Oftalmologia
Realizada em parceria com o Instituto Cema, a avaliação oftalmológica busca prestar um atendimento preventivo e dar os primeiros passos para um possível diagnóstico de miopia, astigmatismo, hipermetropia ou até glaucoma.
"Pouca gente trabalha com prevenção. Quando acontece, você já está com uma doença e não tem um tratamento precoce. Às vezes você não consegue ir a um oftalmologista e é super importante você proporcionar essa prevenção de saúde, que é o nosso objetivo. As pessoas vão sair daqui com uma hipótese de diagnóstico, com um encaminhamento ou pedido de exame", explica o coordenador de Relações Institucionais do Instituto Cema, José Augusto Santana.
A avaliação feita pelos profissionais do instituto conferem, entre outras coisas, se a pessoa possui alguma doença nos olhos, qual tipo de patologia, o grau de uso e a pressão intraocular do paciente.
"Eu estava precisando refazer meus exames, sentindo que meus óculos já não estavam com tanta funcionalidade e foi excelente. Já estou saindo com uma receita e com os pedidos de exame", conta a servidora do Departamento de Infraestrutura da Alesp, Anna Luisa Alonso.
Proteção
Nesta terça-feira, um posto de atendimento da Defensoria Pública fez parte das ações da Semana da Saúde. Em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização para o fim da violência contra a mulher, uma defensora pública ficou a postos para dar orientações sobre o tema aos servidores e para acolher possíveis vítimas.
"A gente tem um posto de atendimento aqui na Casa e também orientamos nesse quesito. Temos os encaminhamentos internos dentro da Defensoria para que essa pessoa receba a proteção devida e os encaminhamentos corretos para poder cessar essa violência, sejam medidas protetivas ou auxílio com pensão alimentícia, divórcio ou guarda de filho", explica a assistente na Defensoria da Alesp, Emiliana Hermann.
A ação ainda conversa com o tema central da 22ª Semana da Saúde, a saúde mental. Além de dar assistência jurídica, a Defensoria conta com profissionais, como psicólogos e assistentes sociais, capazes de acolher e dar auxílio a mulheres vítimas de violência psicológica ou que precisam de algum tipo de apoio.
"Além de cessar a violência, que é a parte mais urgente, existe a possibilidade de encaminhamento dessa mulher para atendimento no SUS ou o que for necessário. Se ela não consegue entrar no sistema para ter um atendimento de saúde mental, podemos oficiar para que ela tenha esse atendimento ou até ajuizar uma ação para que ela seja acolhida", complementa Emiliana.
Notícias relacionadas
- Encerramento da Copa de Futsal da Alesp premia campeões e incentiva hábitos saudáveis
- 22ª Semana da Saúde da Alesp destaca importância dos cuidados com a saúde mental
- Ato solene na Alesp reconhece profissionais da Segurança Pública que atuam em defesa da sociedade
- Repleta de emoção, sessão solene na Alesp presta homenagem aos profissionais da Odontologia
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações