Expansão ferroviária promove o desenvolvimento estratégico no Brasil
02/09/2024 12:15 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Um novo ciclo de desenvolvimento para o estado de São Paulo e o Brasil está florescendo no horizonte, em decorrência de vários projetos e obras associadas ao fortalecimento do transporte ferroviário. Esse novo momento para as ferrovias recupera o papel estratégico que elas já tiveram na primeira metade do século 20, mas agregando valor em razão de avanços tecnológicos e em respeito às demandas do século 21.
Na prática, o elenco de projetos e obras em curso, fortalecendo a malha ferroviária paulista e brasileira de modo geral, representa a reparação de um erro histórico que o país cometeu. Desde o final do século 19 e até metade do século 20, as ferrovias foram fundamentais para alicerçar o crescimento econômico e para orientar o desenvolvimento de uma nação que transitava da vida rural para o modo de vida urbano.
Na segunda metade do século 20, entretanto, o Brasil fechou os olhos para a relevância das ferrovias, sobretudo para um país de dimensão continental como o nosso. Elas continuaram essenciais para o transporte dos principais itens de nossa pauta de exportações, mas houve um gigantesco retrocesso em termos do transporte interurbano de pessoas pelos trilhos.
Desta maneira, em território brasileiro pouco mais de 20% do transporte de mercadorias ocorre por ferrovias, contra 80% verificados na Rússia, 55% na Austrália, cerca de 35% no Canadá e 30% nos Estados Unidos, considerando apenas os países igualmente de porte continental como o Brasil.
Esses 20% de proporção de transporte de mercadorias no Brasil contemplam, entretanto, grande parte do que é exportado pelo país, o que é vital para a geração de divisas e, no final das contas, de renda e emprego para boa parte da população. Mais de 90% do minério de ferro exportado são transportados por ferrovias até chegar aos portos, e o mesmo no caso de 50% da soja e açúcar e 60% do milho destinados a vendas no exterior. Todos esses itens compõem grande parte da pauta de nossas exportações.
No momento, contudo, estão em curso novas iniciativas que tendem a consolidar muito a nossa malha ferroviária, em São Paulo e no Brasil. É o caso do fortalecimento da Ferrovia Norte-Sul, que liga os portos de Itaqui, no Maranhão, a Santos, em São Paulo. Essa ligação ferroviária estratégica para o escoamento de muitos produtos foi finalmente concluída com a inauguração em junho de 2023 de seu trecho final, entre Porto Nacional (TO) e Estrela d?Oeste (SP). Nesta cidade a ferrovia que começou a ser construída na década de 1980 se liga à malha paulista operada pela empresa Rumo e chega ao porto de Santos, o maior do país.
Outro grande projeto que começa a sair do papel é a Ferrovia Transcontinental ou Transoceânica, projetada para ligar o porto do Açu, no Rio de Janeiro, até Boqueirão de Esperança, no Acre, e de lá até o litoral do Peru. Com isso, essa nova malha ferroviária permitirá a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico, configurando um corredor de transporte de enorme peso estratégico para o Brasil e toda a América Latina. Essa iniciativa conta com o apoio dos governos do Brasil e do Peru, em território latino-americano, e da China, dentro de sua visão estratégica denominada Rota da Seda.
Por considerar esse meio de transporte vital para um novo período de desenvolvimento estratégico para o estado e o Brasil, me empenhei na criação da Frente Parlamentar das Ferrovias na Assembleia Legislativa de São Paulo. Como líder dessa Frente Parlamentar, continuarei atento e apoiando todas as ações que levam à revalorização das ferrovias, agora também considerando seu papel decisivo no enfrentamento das mudanças climáticas!
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Deputada participa de seminário sobre paternidade responsável na Alesp
- Deputado participa das comemorações dos 199 anos de Tatuí
- Regras que prejudicam a pesca artesanal podem reduzir atividade
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações