Instituto do Legislativo Paulista realiza aula e debate sobre regionalização da Saúde

Evento contou com palestra de especialistas e a presença do titular da Pasta em São Paulo, Eleuses Paiva
03/09/2024 18:26 | Saúde Pública | Gabriel Eid - Fotos: Reprodução/YouTube

Compartilhar:

Palestras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg333964.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Instituto do Legislativo Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg333965.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista realizou, nesta terça-feira (3), uma aula sobre a regionalização da Saúde e os meios para implementá-la no estado de São Paulo. O evento contou com duas palestras e com a presença do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva.

Segundo o Ministério da Saúde, a regionalização é um dos princípios doutrinários do SUS e representa a descentralização das ações e serviços de saúde no país. Na primeira palestra, o consultor da Organização Pan-Americana de Saúde, Renilson Rehem, apresentou as principais medidas que estão sendo adotadas em âmbito estadual para avançar nesse processo.

O convidado apresentou as principais questões técnicas relacionadas ao planejamento e avaliação das políticas públicas. "A ideia de regionalização vem para que a gente possa trabalhar em cada região as suas capacidades, necessidades e seus recursos para atender bem a população", afirmou.

Já o secretário Eleuses Paiva enalteceu o trabalho de Renilson Rehem na saúde estadual e defendeu políticas públicas focadas em cada população. "Nós deveríamos e estamos tomando um direcionamento heterogêneo de políticas públicas, entendendo que cada região do estado tem suas necessidades", disse.

Autonomia dos municípios

Na segunda palestra, o diretor de Políticas Públicas do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), Arthur Aguillar, defendeu a importância do aumento das estruturas de Saúde em municípios pequenos e médios, para aumentar sua autonomia no atendimento à população.

"A quantidade de carros de prefeituras que tem no estacionamento do Hospital das Clínicas ou de qualquer outro grande hospital do estado é uma métrica dos deslocamentos que não deveriam acontecer. A maioria dos serviços deveria estar sendo resolvido nas próprias regiões", reforçou Aguillar.

Curso

O curso foi uma contribuição da Alesp e do Governo de São Paulo para o debate temático dos ODSs nº 3 (Saúde e Bem-Estar) e nº 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

alesp