Instituto do Legislativo Paulista promove aula sobre qualidade do ar e segurança biológica

Evento faz parte do ciclo Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas
04/09/2024 19:25 | Saúde Pública | Gabriel Eid - Fotos: Reprodução/YouTube

Compartilhar:

ILP: qualidade do ar e segurança biológica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg334080.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Patricia Léo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg334061.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Terezinha de Jesus Andreoli Pinto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg334062.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eudes Quintino de Oliveira Junior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg334063.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista apresentou, nesta quarta-feira (4), mais uma aula do ciclo "IPT + ILP Ciência, Tecnologia e Inovação". O tema discutido foi a qualidade do ar e a segurança biológica. A atividade contou com palestras de especialistas da área.

Com os recentes registros de queimadas pelo estado de São Paulo e em outras partes do Brasil, as atenções se voltaram para a qualidade do ar e seus efeitos na população. Segundo a Cetesb, neste cenário, há um aumento de problemas respiratórios principalmente em crianças e pessoas com doenças pulmonares e cardiovasculares. A população em geral também sofre as consequências do tempo seco.

A primeira palestra do curso, conduzida pela pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Patricia Léo, apresentou quais são esses problemas respiratórios e também as doenças que podem ser causadas por microrganismos no ar. Segundo ela, os contaminantes e poluentes estão presentes em bioaerossóis e é necessário utilizar técnicas de amostragem para fazer a sua verificação.

A pesquisadora destacou a importância do IPT na formulação de políticas públicas, a partir da produção de conhecimento. "O Instituto pode dar base para projetos de lei embasados em dados técnicos produzidos pelo IPT, através de avaliações em diferentes áreas da saúde, tanto ambiental como humana", afirmou.

Educação

Professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Terezinha de Jesus Andreoli Pinto defendeu que a educação é a melhor arma para combater práticas danosas do ponto de vista ambiental e, assim, construir políticas públicas adequadas.

A convidada deu destaque para o uso indevido de antibióticos e desinfetantes como causadores de superbactérias e fungos extremamente potentes. Segundo ela, esses agentes são perigos iminentes para a saúde pública. "O único mecanismo de fato eficaz é a educação e regulamentação ampla, para quebrar esse ciclo [de desequilíbrio ambiental]", comentou Terezinha.

Políticas públicas

Chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Eudes Quintino de Oliveira Junior trouxe as dimensões jurídicas e bioéticas do assunto discutido. O especialista defendeu o uso de tecnologias para trazer soluções aos problemas, porém, com a devida regulamentação.

O convidado abordou, ainda, a iminência de possíveis novas pandemias e a necessidade de organização do Poder Público para proteger a natureza e evitar problemas causados por desequilíbrios ambientais.

"Quando se fala em política pública, resume-se em fazer tudo aquilo que é necessário para o cidadão desenvolver as suas potencialidades. E com isso, o próprio Estado sairá ganhando. Isso porque ele não precisará investir tanto dinheiro em saúde, já que a prevenção foi realizada", explicou Oliveira Júnior.

Curso

O Ciclo IPT + ILP Ciência, Tecnologia e Inovação é uma contribuição entre Alesp e IPT para a discussão temática relativa ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 ["Saúde e Bem-Estar"] da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

alesp