Inovação, empreendedorismo e impacto: parceria entre ILP e Fapesp oferece exposição de startups

Atividade realizada pelo Instituto do Legislativo Paulista e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo apresenta iniciativas apoiadas pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas; visibilidade para ideias que transformam a sociedade
11/09/2024 17:20 | Tecnologia | Da Redação - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Expo PipeFapesp: inovação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg334610.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Expo PipeFapesp: pesquisas em destaque<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg334609.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Resultado da parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a "Expo PipeFapesp - Inovação, Empreendedorismo e Impacto", acontece até o próximo dia 19 no Espaço V Centenário, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A atividade oferece ao público diversas soluções inovadoras e de alto impacto tecnológico desenvolvidas por 19 empresas.

As startups participantes da exposição desenvolvem processos e equipamentos nas áreas de Saúde, biotecnologia para aplicações diversas, agronegócio, energia e monitoramento e vigilância, entre outras. Dinâmica, a exposição conta com a exibição de pôsteres e vídeos com detalhes do trabalho desenvolvido pelas empresas participantes e seus projetos.

A Expo PipeFapesp é uma das atividades previstas no Acordo de Cooperação Mútua, assinado pelo ILP e pela Fapesp em setembro de 2023. A parceria prevê a realização do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, uma série de eventos mensais, presenciais ou online, com temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação e políticas públicas. Desde 2017, foram realizados 52 eventos, reunindo mais de 200 especialistas.

Empresas e Projetos

Entre as iniciativas contempladas pela mostra estão a da ImunoTera, empresa paulistana que apresenta uma vacina terapêutica inédita contra doenças causadas pelo HPV. Em exposição também estão os detalhes da vacina oral contra a Covid-19, da Invent Biotecnologia. A Teiú Pesquisa e Desenvolvimento apresenta a bateria de lítio baseada em nióbio e vanádio de alta performance. E a empresa Agrobee apresenta seu projeto de inteligência artificial que mede a produtividade das lavouras de café.

Desde 1997, o programa Pipe já apoiou mais de duas mil empresas em 166 municípios do Estado de São Paulo. A maior parte delas está instalada em regiões com alta concentração de universidades e instituições de pesquisa e de empresas intensivas em ciência e tecnologia, como São Paulo, Campinas, São José dos Campos, São Carlos e Ribeirão Preto.

Além de gerar empregos e dinamizar a economia dos municípios, o Pipe resultou no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, alguns deles exportados para diversos países. Dessa forma, o programa tem sido determinante para que o Estado de São Paulo concentre hoje o maior número de startups e de empresas de base tecnológica no Brasil, sendo um dos principais polos de inovação mundial.

Portas abertas

O secretário Geral de Administração da Alesp, Murilo Macedo, destaca a importância de eventos como o do Pipe para abrir as portas da Assembleia à sociedade. Para ele, é necessário entender as dificuldades dos empreendedores e buscar soluções de forma conjunta. "Que a gente possa gerar riquezas, não só financeiras, mas de conhecimento. Investir muito nas universidades e em tecnologia, para que possamos nos tornar uma referência no Brasil", afirma Macedo.

O presidente da Fapesp, Marco Antônio Zago, concorda: "Quanto mais empregam ciência e tecnologia, mais fortes os Estados modernos são", aponta ele.

Confira mais imagens do evento


alesp