Em busca de inovações tecnológicas, ILP debate Código de Defesa do Consumidor
11/09/2024 19:05 | Seminário | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa





A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), promoveu, na noite desta terça-feira (10), um seminário sobre os 34 anos do Código de Defesa do Consumidor. Com a participação de membros da Fundação Procon-SP, o evento destacou a importância de manter as legislações voltadas ao consumidor atualizadas em meio às mudanças impostas pelas inovações tecnológicas.
"O Código de Defesa do Consumidor é uma norma principiológica [que fixa os princípios fundamentais de determinada situação], por isso que ela se mantém tão atualizada. Mas, independentemente disso, claro que carece alguns pontos de atenção, como o comércio eletrônico e o uso da Inteligência Artificial e seu impacto nas relações de consumo, que merecem uma atenção especial", afirmou o diretor executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti.
Na mesma linha, o diretor de Assuntos Jurídicos do Procon-SP classificou as inovações tecnológicas como um dos maiores desafios na atualização e no aprimoramento da legislação do consumidor. "O mundo digital traz mudanças na dinâmica de contratação de produtos, de serviços, de cancelamentos, no processo de proteção dos dados pessoais. Então, a digitalização das relações de consumo, sem dúvida alguma, é um grande desafio", explicou.
Novos problemas
No meio deste desafio amplo de se adaptar ao mundo tecnológico, os diretores do Procon comentaram sobre os novos tipos de denúncias e de leis que têm surgido. "Infelizmente, nós verificamos um aumento sensível de reclamações dos mais diversos motivos, entre elas o uso de tecnologias, como a Inteligência Artificial e a criação de vídeos falsos. Nós orientamos que o consumidor tenha sempre cautela, preste atenção no que está realizando, verifique sites oficiais e não incorram em atos que depois possam se arrepender", alertou Orsatti.
Outro ponto de preocupação são os jogos e apostas online, que ganharam uma regulamentação recente em âmbito nacional. "A Lei aprovada em dezembro de 2023 traz os dispositivos do Código de Defesa do Consumidor, como o dever da informação clara e o dever de informar os riscos inerentes a esse serviço. É uma atividade que tem tido um boom enorme de consumidores envolvidos e que tem riscos, como o superendividamento, além dos riscos à saúde e segurança dos consumidores, em especial no lado psíquico e mental", afirmou Robson Campos.
Parceria
O seminário promovido nesta terça-feira foi o primeiro evento presencial da parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista e o Procon-SP , formalizada com a assinatura de um termo de cooperação no último dia 7 de agosto. "Trabalhamos muito por esse termo. Uma das missões do Procon é a educação para o consumo, o que também faz parte da nossa missão, então é sinergia total nessa parceria", disse a presidente do ILP, Agnes Sacilotto.
"O ILP tem o objetivo de discutir políticas públicas de todas as áreas e o direito do consumidor é uma área super importante para toda a população. Então, queremos trazer toda a discussão do Procon aqui para a Casa, tanto na parte de leis, quanto na parte de matemática financeira e educação para o consumo", completou Agnes.
O Código de Defesa do Consumidor é a principal Lei brasileira que rege as relações de consumo no país. Apesar de ser uma norma federal, a Alesp também tem autonomia e trabalha diariamente produzindo leis em âmbito estadual para proteger os consumidores paulistas.
"O tema 'Defesa do Consumidor' tem repercutido muito aqui na Casa. Há 27 anos, o Supremo Tribunal Federal era muito resistente às legislações estaduais sobre consumo. Normalmente, a competência era da União, sobrando aos estados a legislação complementar, residual, o que era muito pouco a ser feito", explicou o procurador-geral da Alesp, Alexandre Kimura. "Mas o STF tem mudado sua orientação e reconhecido o poder dos estados de legislar sobre o tema. Então, ganhamos uma nova frente de trabalho e quem ganha é o cidadão paulista com a legislação que sai aqui da Assembleia", acrescentou.
Robson Campos explicou que uma das funções do Procon de São Paulo é justamente auxiliar, de forma técnica, a produção legislativa que acontece na Alesp. Entre 2010 e 2024, o Procon-SP analisou 877 projetos de lei da Assembleia. Além disso, contribuiu com pioneiras e históricas leis aprovadas pela Casa, como a Lei Antifumo e a Lei 14.592/2011, que proíbe a venda de álcool para menores de 18 anos.
"Cabe à diretoria de Assuntos Jurídicos do Procon fazer estudos e análises dos projetos de lei para poder subsidiar, inclusive, decisões de Governo em relação a sanções e vetos", disse Campos, reforçando a parceria entre Procon e Alesp.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
- Profissionais da área da alimentação discutem políticas públicas
- Robótica é tema de palestra na Alesp
- Vazamento de óleo na costa brasileira é debatido na Alesp
- Curso ensina voluntários a trabalhar como capelães
- Evento incentiva empreendedorismo feminino
- Deputados paulistas querem criar Política Estadual de Redução de Agrotóxicos
- Prevenção de queimaduras é tema em fórum na Alesp
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações