Saúde Digital: iniciativa que atendeu mais 10 mil pacientes recebeu apoio de deputado

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
24/09/2024 18:41 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Teleatendimentos são feitos no Instituto Perdizes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg335699.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo estadual confirmou neste mês ter realizado mais de 10 mil atendimentos em atenção primária em municípios que aderiram ao Programa de Saúde Digital. A iniciativa, que oferece consultas médicas on-line para pacientes, por meio do Tele Atenção Primária em Saúde (TeleAPS), recebeu o apoio do deputado Edmir Chedid (União) na Assembleia Legislativa.

O TeleAPS oferece atendimento médico remoto e gratuito para pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com teleconsultas; além disso, garante assistência domiciliar remota para pacientes crônicos, promovendo mais acessibilidade e cuidado contínuo. Atualmente, 30 municípios integram esta iniciativa que, segundo o governo estadual, deverá ser ampliada nos próximos meses.

"Este serviço faz parte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PD&I Saúde Digital), parceria da Secretaria de Estado de Saúde com o Hospital das Clínicas da USP, responsável por articular a gestão e automação de processos. Na prática, o serviço busca mais soluções para ampliar e, principalmente, facilitar o acesso do cidadão à assistência gratuita em saúde", disse.

Segundo Edmir Chedid, entre abril e setembro, o TeleAPS registrou uma taxa de resolutividade de 82%. Isso significa que as teleconsultas atendem as demandas de oito em cada 10 queixas dos pacientes sem a necessidade de encaminhamento a outros especialistas. "O diagnóstico e a conduta são feitos de maneira mais ágil, o que impacta diretamente na resolução dos problemas", acrescentou.

Os teleatendimentos são realizados no Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas, localizado na capital paulista. O local conta com 98 estações e um painel de monitoramento que apoiará nas tomadas de decisões e permitirá acompanhar e avaliar o desenvolvimento do projeto. "Após o período de validação, eles serão gradativamente expandidos para toda a rede de saúde", concluiu.


alesp