Deputado consegue aumentar o orçamento estadual para a Causa Animal
24/09/2024 18:44 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Ricardo França

Cada vez mais a sociedade tem reconhecido a importância do respeito e cuidado com os animais. Com isso, cresce a percepção de que o poder público tem o dever de zelar pela vida e bem-estar dos animais, tanto os silvestres quanto os domésticos.
As atividades que os municípios realizam com esse objetivo são diversas, como a preservação de área florestal e dos rios, campanhas de vacinação e castração em massa, fiscalização de maus-tratos e resgate e acolhimento de animais de ruas. Algumas cidades possuem até hospitais ou clínicas veterinárias gratuitas para que as pessoas levem seus pets.
Obviamente tais ações exigem recursos para que o estado e os municípios possam fazer a sua parte. Preocupado com isso, o Deputado Estadual Ricardo França, que atua na Causa Animal, propôs duas emendas para o orçamento estadual de 2024 que aumentam o valor destinado para ações ligadas à proteção dos animais.
A primeira emenda (EMENDA Nº 22040), no valor de 1,5 milhão, vai ampliar os recursos destinados para parcerias firmadas entre os municípios e as entidades de proteção animal, possibilitando tratamento veterinário gratuito para cães e gatos, sobretudo para famílias de baixa renda. "Se o tutor deixar de prestar assistência veterinária ao animal doente e ferido, ele está cometendo o crime de maus tratos. Então é justo que se tenha disponibilidade de serviços públicos veterinários de modo gratuito. Além disso, isso também incentiva a adoção responsável de cães e gatos", frisa o Deputado.
A implementação de uma política estadual de manejo ético de cães e gatos é o objetivo da segunda emenda (EMENDA Nº 22037), que tem valor de 2 milhões e 270 mil reais. Esses recursos permitirão aos municípios atuarem para, de forma ética, reduzir o descontrole nas populações de cães e gatos, a disseminação das doenças zoonóticas, o abandono e os casos de maus-tratos a animais. Portanto, direciona recursos para ações como castração e vacinação em massa, fiscalização de maus-tratos e resgate de animais
"Quando o município não consegue realizar campanhas de castração e resgate de animais, a população de animais de rua cresce. No caso da falta de vacinas, as doenças podem se proliferar, afetando animais e humanos. Ou seja, não agir no presente é gerar um problema ainda maior no futuro", alerta Ricardo França.
As duas emendas foram aprovadas, passando a fazer parte do orçamento previsto para o estado de São Paulo em 2024. O Deputado reforçou a importância de se ampliar os recursos para a Causa Animal: "Um dos grandes problemas que o poder público encontra para atuar nessa área é a falta de recursos. Sabemos que o valor dessas emendas ainda é baixo diante do tamanho da demanda, mas vou seguir batalhando para que a cada ano possamos ter mais espaço no orçamento para essa causa tão nobre que é a defesa dos animais. Essa é uma das minhas maiores lutas!"
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações