ILP e Secretaria de Saúde dão início a curso sobre combate ao tabagismo

Parceria firmada pelo Instituto do Legislativo Paulista vai abordar a Política Estadual de Controle do Tabaco; primeira aula destacou perigos do cigarro eletrônico
26/09/2024 14:15 | Saúde Pública | Gabriel Eid - Foto: Reprodução/YouTube

Compartilhar:

Instituto do Legislativo Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg335779.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo realizaram, nesta quarta-feira (25), a primeira da série de aulas sobre a Política Estadual de Controle do Tabaco de São Paulo. O curso possibilita uma reflexão sobre a indústria do tabaco e discute estratégias para conter o vício em nicotina. A aula inaugural deu destaque para os perigos do cigarro eletrônico, tema amplamente discutido na atualidade.

O professor de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, Paulo Cesar Rodrigues Corrêa, explicou que muitos ainda não têm conhecimento dos danos que esse tipo de cigarro pode causar no organismo. Para ele, muitos acreditam no mito de que cigarros eletrônicos seriam apenas "vapor dágua". Utilizando dados e estudos, Corrêa apresentou a grande quantidade de nicotina e de outras substâncias prejudiciais presentes nesses produtos.

Durante a apresentação, o palestrante também demonstrou preocupação com a popularização dos cigarros eletrônicos entre adolescentes, o que aumenta o risco de dependência. "O jovem tem preocupação de pertencer a um grupo e, se naquele grupo o uso de cigarros eletrônicos estiver normalizado, os danos são muito grandes".

Política

Coordenadora estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e especialista em dependência química pela Unifesp, Sandra Silva Marques apresentou detalhes das políticas de combate ao tabagismo em São Paulo e defendeu que as ações sejam realizadas de forma intersetorial.

Durante a aula, Sandra fez alertas sobre a alta capacidade de dependência da nicotina e a relacionou com diversos outros problemas de saúde física e mental. "É preciso abordar melhor a sociedade para o entendimento de que o tabagismo também é uma patologia", afirmou.

A convidada ainda orientou que todas as pessoas que estão passando pela dependência procurem serviços especializados e ressaltou a importância do profissional de Saúde neste processo. "Precisamos estar atentos em como podemos atuar intersetorialmente para que as políticas públicas aconteçam no nosso território".

Lei Antifumo

A Lei Estadual 13.541/09, que completou 15 anos, foi uma legislação pioneira no país ao proibir o fumo em recintos de uso coletivo, total ou parcialmente fechados. Na aula, os convidados presentes ressaltaram a importância e o pioneirismo da aprovação da Lei na Alesp para desestimular o uso de cigarros no estado.

Aula

O curso é uma contribuição da Alesp e da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo para a discussão temática referente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3 (Saúde e Bem-Estar) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assista à aula, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

alesp