Em parceria com a 'Frente Negra Online', Alesp promove debate sobre racismo digital

Coletivo Frente Negra Online reúne mais de 200 personalidades e influenciadores digitais; encontro foi promovido pelo deputado Donato (PT)
03/10/2024 17:18 | Redes Sociais | Matheus Batista - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Alesp recebeu encontro com criadores negros <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336219.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro foi promovido pelo dep. Donato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336220.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Personalidades e autoridades participaram <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336221.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coletivo foi criado em 2023 por Ruth Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336222.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na noite desta quarta-feira (2), um encontro entre personalidades e criadores de conteúdo do coletivo "Frente Negra Online". O evento, promovido pelo deputado Donato (PT), possibilitou o debate sobre racismo digital e diversidade nas redes sociais.

Criado em 2023 pela comunicadora Ruth Lopes, o coletivo Frente Negra Online reúne hoje mais de 200 personalidades e influenciadores digitais e atua na promoção da diversidade cultural e no combate ao racismo.

"Queremos trazer à tona a importância do debate sobre o racismo nas redes sociais, do discurso de ódio e da intolerância no ambiente digital", disse a idealizadora Ruth. "O deputado Donato é um entusiasta do coletivo e, neste evento de hoje, trouxemos um resumo das ações do último ano", explicou a comunicadora.

"O combate ao racismo é algo que temos que ter na pauta permanentemente se quisermos um país verdadeiramente justo e igualitário. É uma luta que tem que ser reforçada e por isso estamos aqui hoje", disse Donato.

O encontro desta terça reuniu integrantes do coletivo e representantes do Poder Público parceiros da frente, como os deputados federais Orlando Silva (PCdoB-SP) e Sâmia Bomfim (Psol-SP).

"É muito bom ter essa rede de pesquisadores, influenciadores e articuladores de cultura e conhecimento como parte da batalha democrática. A Frente Negra Online é um instrumento para fazer a afirmação dessa inteligência", disse Orlando Silva.

Racismo algorítmico

Um dos pontos centrais do debate, o chamado "racismo algorítmico" - entendido como o tratamento discriminatório no ambiente digital - pautou as falas dos participantes do encontro.

"A tecnologia não é neutra. Os algoritmos são produzidos socialmente e, por isso, é importante que nossos pesquisadores desmascarem a presença do racismo nos serviços digitais. Não faltam evidências", afirmou Orlando Silva, que é defensor da regulação das redes sociais no Brasil.

"O racismo algorítmico é um comportamento da sociedade. Pode parecer uma coisa inanimada, mas se temos uma sociedade racista, teremos um ambiente virtual racista", acrescentou Ruth Lopes.

Assista ao encontro, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira mais imagens do evento

alesp