Na Alesp, Frente Parlamentar em Prol da Vida e da Família celebra Dia do Nascituro

Data foi oficializada no estado de São Paulo pela Lei 17.433/2021; evento é iniciativa do deputado Rogério Santos (MDB), coordenador do Colegiado
08/10/2024 17:18 | Concepção | Gabriel Eid - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Frente Parlamentar em Prol da Vida e da Família<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336354.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento aconteceu no Auditório Teotônio Vilela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336319.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Rogério Santos (MDB)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Gil Diniz (PL)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336340.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Dr. Elton (União)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336323.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta terça-feira (8), uma cerimônia de celebração do Dia do Nascituro - nome utilizado para designar o ser concebido durante a gestação, mas que ainda não nasceu. O evento foi promovido pelo deputado Rogério Santos (MDB), coordenador da Frente Parlamentar em Prol da Vida e da Família.

"A nossa Frente valoriza a participação não só de parlamentares, mas também de entidades que trabalham em defesa da vida e da família", afirmou Santos.

A celebração do Dia do Nascituro foi instituída em 2005, durante a 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB). Em 2021, a Alesp oficializou a data em âmbito estadual por meio da Lei nº 17.433, de autoria do deputado Gil Diniz (PL). "A defesa do nascituro une católicos, evangélicos, espíritas e ateus. Nós precisamos homenagear os que não tiveram a oportunidade de nascer", destacou Diniz, parlamentar presente na reunião.

O deputado Dr. Elton (União), também presente na cerimônia, trouxe histórias de gestações de sua família para demonstrar a importância da continuidade da gravidez.

Direitos semelhantes

O bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, defendeu que os fetos em desenvolvimento no útero deveriam possuir direitos semelhantes aos das pessoas que já nasceram. "Deus infunde uma alma naquele primeiro conjunto de células que se unem e, por isso, o início da vida é algo sagrado e não podemos intervir", afirmou.

Durante o evento, o médico e membro da Comissão Regional de Defesa da Vida da CNBB, Harold Maluf Barreto, realizou uma apresentação abordando aspectos da fecundação, da evolução da gestação e de casos de abortamento, para demonstrar o que, segundo ele, seriam os danos causados pela legalização do aborto.

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Confira a galeria de imagens

alesp