Deputado propõe na Alesp o diagnóstico precoce para crianças autistas

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
18/10/2024 12:03 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Vitão do Cachorrão

Compartilhar:

Deputado Vitão do Cachorrão na tribuna da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336779.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mães atípicas serão beneficiadas com este diagnóstico por meio da Carreta DIA

O deputado Vitão do Cachorrão é autor do Projeto de Lei nº 1521/2023 que institui o programa itinerante Carreta Dia, onde visa tornar mais acessível o diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista em todo o território do Estado de São Paulo, e busca beneficiar todas as mais atípicas e crianças autistas.

A proposta já foi aprovada em duas Comissões e está sendo apreciada pela Comissão de Finanças e Orçamento.

A carreta DIA é dotada com todos os equipamentos necessários e devidamente adequada para o atendimento da criança e da família, além de ser composta por uma equipe de profissionais da área médica com neuropediatras, terapeutas ocupacionais, e psicológicos. Está equipe irá realizar os exames necessários que possibilitem o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, podendo haver encaminhamento para unidade especializada da região nos casos mais complexos.

Este programa também poderá viabilizar o atendimento por videoconferência, ocasião em que os profissionais presentes no momento da avaliação manterão contato com a equipe médica especializada (neuropediatria), que avaliará se tem condições de elaborar o diagnóstico a distância ou não, esta equipe pode ainda ser complementada por outros especialistas, como fonoaudiólogos, psicopedagogos e nutricionistas.

O diagnóstico do Espectro Autista tem sido uma demanda crescente na sociedade e a dificuldade de os pais obterem esse diagnóstico, bem como um laudo a respeito para que possa ter acesso a benefícios, agrava a situação da família que tem a suspeita do distúrbio, pois passa a conviver com a angústia da incerteza e o consequente retardo nas medidas adequadas aos portadores do TEA.

Em depoimento o parlamentar falou sobre o projeto, e reforçou o pedido pela carreta ao governador Tarcísio de Freitas "este é um projeto muito especial e muito bom para salvar vidas e ajudar vidas, eu peço ao governador que olhe com carinho para este projeto, eu tenho atendido muitas mães e professores atípicas de municípios do interior, e esta carreta vai poder ir lá em Piraju, em Aparecida do Norte, onde as famílias não têm condições de bancar os exames para este diagnóstico, e o tratamento, e com este diagnóstico precoce a criança além do tratamento, vai ter também os benefícios, se aprovado este projeto vai poder beneficiar muitas famílias", declarou o deputado Vitão do Cachorrão


alesp