Alesp homenageia Laura Laganá, do Centro Paula Souza, por contribuição à educação profissional

Com 20 anos à frente da autarquia que gerencia Etecs e Fatecs do estado, educadora foi responsável pelo crescimento exponencial de matrículas na rede estadual de ensino profissionalizante
21/10/2024 16:48 | Colar de Honra ao Mérito Legislativo | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Laura Laganá recebe Colar na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336840.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André do Prado: transformou educação profissional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336841.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Munhoz: homenagear aqueles que trabalham por SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336842.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Laura: orgulho da inclusão social<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336843.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. André Bueno (PL): amor pela educação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336827.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sec. Vahan Agopyan: desempenho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336828.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Helena Guimarães: articulação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336829.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário JK lotado no evento para Laura Laganá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336823.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, nesta segunda-feira (21), uma Sessão Solene para homenagear a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá. Durante a solenidade que lotou o Plenário Juscelino Kubitschek, o presidente da Alesp, deputado André do Prado, defendeu que a professora "transformou o cenário da educação profissional e tecnológica".

"Sob a liderança de Laura, testemunhamos a maior expansão da educação profissional e tecnológica no estado. A rede que contava com 116 unidades em 2003 saltou para 307 em 2024. O número de matrículas passou de 90 mil para 226 mil. Esse crescimento expressivo reflete não apenas o aumento estrutural, mas sobretudo o fortalecimento de oportunidades educacionais de qualidade", declarou André do Prado.

A educadora está há 20 anos à frente da autarquia que gerencia, atualmente, 228 Etecs (Escolas Técnicas) e 79 Fatecs (Faculdades de Tecnologia) ao redor do estado. Laura recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, maior honraria do Parlamento Paulista, que é concedida a pessoas físicas ou jurídicas que contribuíram com o desenvolvimento socioeconômico e cultural de São Paulo.

Ainda em sua fala, André do Prado destacou a visão estratégica e o compromisso da gestão de Laura Laganá com a inovação, a excelência de ensino e a inclusão. O presidente também ressaltou que 77% dos estudantes do CPS vêm de escolas públicas e 80% pertencem a famílias com renda de até cinco salários mínimos.

Proponente da solenidade, o deputado Barros Munhoz (PSDB) endossou que a entrega do Colar à diretora-superintendente do Centro Paula Souza demonstra o propósito da Alesp de reconhecer e fortalecer o ensino técnico e profissionalizante. "Precisamos homenagear aqueles que realmente trabalham pelo estado, que fazem o que São Paulo e o nosso povo precisam", frisou. "A professora Laura merece com toda a honra pelo trabalho, dedicação, competência e exemplo de vida", completou.

Já o deputado André Bueno (PL) ressaltou "o amor pela educação como uma marca poderosa" da gestão de Laura Laganá.

Inclusão social

Atuando na educação paulista há quase meio século, Laura dedicou a honraria recebida da Alesp aos colegas de trabalho. "Tive o privilégio de ter uma equipe maravilhosa, muito competente e com os mesmos ideais", disse a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, autarquia que completou 55 anos em 2024.

"O que mais me orgulha foi ter levado educação profissional para a periferia, as comunidades, os assentamentos e ter levado qualificação profissional para dentro dos presídios e para as aldeias indígenas. Um trabalho fantástico que contou com a cooperação de todos", arrematou.

Laura pontuou que a qualidade do ensino nas Etecs e Fatecs paulistas é fruto da abertura para novas metodologias e inovação diante das transformações do mercado. "Vimos o Centro Paula Souza crescer e se tornar essa instituição que tem visão estratégica, respeita a diversidade, trabalha os princípios de sustentabilidade, de inclusão, e que se abre ao setor produtivo e às novas tecnologias", finalizou.

Trabalho da homenageada

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, pasta à qual o CPS está vinculado, atribuiu ao trabalho de Laura Laganá o desempenho dos alunos das Etecs e Fatecs paulistas. "Hoje, conseguimos ter desempenhos similares aos alunos da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico]", afirmou Agopyan.

Na mesma linha, a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria Helena Guimarães, ressaltou a capacidade de liderança e diálogo da homenageada. "O que me deixa mais impressionada é ver a capacidade do Centro Paula Souza em fazer articulação dos diferentes segmentos das cadeias produtivas do estado que tem interface com a educação técnica profissional", frisou Maria Helena.

alesp