Exposição 'Para Além das Lentes - Fotógrafos da Alesp' mostra outro ângulo dos profissionais da Casa
22/10/2024 19:19 | Imagens | Fábio Gallacci - Fotos: Bárbara Novaes e Bruna Sampaio








Um olhar atento é capaz de transformar o cotidiano em algo fantástico. Essa magia pode ser conferida na exposição "Para Além das Lentes - Fotógrafos da Alesp", que apresenta o talento, sensibilidade e visão criativa dos profissionais da Casa. Os cliques escolhidos a dedo pelos autores podem ser conferidos no Espaço Cultural V Centenário, na sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, até o próximo dia 25. A entrada é gratuita.
Bruna Sampaio, Carol Jacob, Larissa Navarro, Marco Antonio Cardelino, Rodrigo Costa e Rodrigo Romeo registram o dia a dia do Legislativo e também exploram outros universos. Isso torna o trabalho de cada um deles completo e interessante, capaz de capturar a atenção de quem observa.
Eternidade
Graduada em fotografia digital, Bruna atua na área desde 2015. A paixão por registrar momentos começou na infância, quando se reunia com a família para ver fotografias e ficava encantada com os retratos e com o poder de eternidade que as fotos transmitem. "Na Alesp, fiz o meu primeiro estágio e me apaixonei por fotojornalismo, mas a primeira paixão mesmo foi por fotos de natureza e retratos", conta ela.
Já Carol Jacob trabalha há 7 anos na Alesp como fotógrafa. Formada em Comunicação Social e Visual, ela lembra que o amor pela fotografia surgiu por conta do pai, que tinha a atividade como um hobby e a inspirou. "É uma honra eternizar os momentos do Legislativo Paulista", diz.
Formada em Produção Audiovisual, a colega Larissa Navarro define a si mesma e sua fotografia como alegre, espontânea e intensa. "Desde criança, tinha a convicção de ser artista", confirma. Para ela, o fotojornalismo vai além de apenas acompanhar votações e sessões na Casa. "A fotografia sempre será sobre congelar o momento. Fotografar nos permite viajar no tempo. Quando a memória falha, a fotografia resgata", reflete Larissa.
Histórias e emoções
Nascido em Brasília no ano de 1986, Rodrigo Costa atualmente vive e trabalha na Capital paulista. Na cidade, cursou pós-graduação em Imagem e Cultura Contemporânea. Tem experiência com fotografia documental, fotojornalismo, cobertura de eventos culturais e cinematografia desde 2006, de onde tirou sua percepção aguçada para cenas do dia a dia.
"Trabalhei com fotografia institucional e política em agências de comunicação e órgãos públicos em Brasília. Estou na Alesp desde 2022. Fotografia, para mim, é uma forma de expandir minha visão de mundo. Através dela, eu conheci lugares, histórias e emoções que nunca imaginei viver", afirma Costa, profissional que já participou de exposições coletivas na Casa da Cultura da América Latina, Caixa Cultural de Brasília, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre outros eventos.
Selvagem
Nascido em São Bernardo do Campo, Rodrigo Romeo deu adeus às Ciências Biológicas para mergulhar na fotografia. Mas isso sem abandonar o fascínio que tem por capturar momentos da natureza selvagem. "Em 2018, decidi que a prática fotográfica poderia ter mais protagonismo na minha vida. Passei a atuar de forma profissional como fotógrafo freelancer. Em 2022, ingressei na Alesp. As fotos nessa exposição remetem ao tempo em que a fotografia era apenas um hobby, quando fazia macrofotografias em ambiente urbano e em natureza selvagem", conta Romeo.
Rolleiflex
Veterano na Casa com 42 anos de serviços prestados, Marco Cardelino acompanhou momentos marcantes no Parlamento Paulista. A fotografia apareceu em sua vida também de forma suave e, aos poucos, conquistou seu coração. "Sou um eterno apaixonado pelos cliques. Tenho um orgulho imenso dos registros e momentos vividos na Casa", agradece o experiente fotógrafo, que desfila sua paixão desde os tempos da lendária máquina Rolleiflex.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações